Usos maravilhosos da ervaprego
Impatiens - Visão geral

A primeira aparição de tonggucao foi em Jiuhuang Bencao. De acordo com a imagem, trata-se da erva-mãe da família Labiatae, não deste produto. Tonggucao é registrado em Gangmu, mas sua morfologia é desconhecida. O tonggucao em Bencao Yuanshi refere-se à Euphorbia euphorbia. Gangmu Shiyi citou Lingmi Danyao Jian dizendo: "Fengxianhua também é chamado de tonggucao". Refere-se a Impatiens da família Impatiens; o tonggucao de fio de ferro citado no Guia Médico é a tongguca do gênero Clematis da família Ranunculaceae, o que mostra que o antigo tonggucao medicinal não era uma única espécie.
Os materiais medicinais de tonggucao são relativamente complexos. Além do amplamente utilizado "Impatiens tonggucao", há também o "Zhenzhu tonggucao"; há o "Yangjiao tonggucao": a erva inteira de Artemisia hornulae da família Bignoniaceae. É produzida em Liaoning, Jilin, Heilongjiang, Shandong e outros locais (ver "Artemisia hornba"); há a "Clematis truncatula" (Guia Médico), que é a erva inteira seca da Clematis truncatula, uma espécie de botão-de-ouro, de flor amarela, produzida em Hebei e Pequim. Ver "Clematis truncatula"; na região Nordeste, a erva inteira das leguminosas ervilha-da-montanha, ervilha-larga e ervilha-de-cheiro-falsa é usada como truncatula. Ver "ervilha-da-montanha"; em Yunnan e Guizhou, os ramos e folhas da planta Ericaceae, a árvore-pérola-branca de Yunnan, são usados como truncatula. Ver "truncatula".
O caule da Impatiens balsamina tem de 40 a 100 cm de altura, é carnudo, robusto e ereto. Sua flor tem o formato de uma borboleta e a cor da flor é rosa, escarlate, roxo, branco e amarelo, salpicado de dourado, etc., e é fácil de variar. Algumas variedades podem florescer flores de várias cores na mesma planta. A Impatiens balsamina geralmente tem pétalas simples, e pétalas duplas são chamadas de bolas de impatiens. De acordo com catálogos de flores antigos, existem mais de 200 variedades de Impatiens, muitas das quais foram perdidas. Como a Impatiens é boa em variação, algumas boas variedades foram produzidas por meio de cultivo e seleção artificiais, como a Impatiens de cinco cores, que cresce no topo do caule, tem flores grandes e coloridas, e a Impatiens de dez cores. De acordo com os diferentes formatos de flores, pode ser dividida em tipo rosa, tipo camélia, tipo cravo, etc. O período de floração da Impatiens é de junho a agosto, e produz cápsulas em forma de pêssego. Quando madura, a casca estoura automaticamente, ejetando as sementes e a reprodução por auto-semeadura, portanto, as sementes devem ser coletadas a tempo.
As sementes de Impatiens também são chamadas de impatiens, e os caules também são chamados de grama que penetra nos ossos. Ambas podem ser usadas como medicamento, com os efeitos de promover a circulação sanguínea e remover a estase sanguínea, diurese e desintoxicação, além de aliviar a menstruação e penetrar nos ossos. Uma entrada separada, "impatiens", está disponível para discussão.
Impatiens Balsamina - Descrição do medicamento

Nome do medicamento: Tougucao
Pinyin chinês: TOUGUCAO
Nome em inglês: Bálsamo de jardim, Bálsamo de rosa
Nome latino de planta, animal e mineral: Impatiens balsamina
Outros nomes: Impatiens balsamina, Flor de Fênix Dourada, Sajinhua, Jijicao (diferente de "Jijicao"), Xiaotaohong (porque as flores de pétalas duplas são muito semelhantes às flores de pessegueiro) e grama de unha.
Domínio: Eukarya Reino
: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Plantas dicotiledôneas Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Balsaminaceae
Gênero: Impatiens Impatiens
Espécie: Narciso Impatiens balsamina
Natureza e sabor Função:
1. Semente (impaciente): doce, quente. Ligeiramente tóxico. Ativa a circulação sanguínea e a menstruação, dissipa o vento e alivia a dor e desintoxica quando usado externamente.
2. Flor: doce, quente e entra no meridiano do rim; ligeiramente tóxico. Ativa a circulação sanguínea e a menstruação, dissipa o vento e alivia a dor, e pode ser usado externamente para desintoxicação.
3. Planta inteira: amargo e pungente, quente na natureza.
4. Raiz: doce, neutro na natureza.
Indicações:
1. Semente (impaciente): amenorreia, distocia, garganta dura e acúmulo de caroços. Mulheres grávidas não devem tomá-lo.
2. Flor: amenorreia, lesão traumática, estase sanguínea e inchaço, artrite reumatoide, carbúnculo, furúnculo, picada de cobra e micose. Mulheres grávidas não devem tomá-lo.
3. Planta inteira: dissipa o vento, ativa a circulação sanguínea, alivia a dor e reduz o inchaço. Indicações: inchaço e dor nas articulações, lesão traumática, escrófula, carbúnculo, furúnculo e toxicidade.
4. Raiz: dissipa o vento e alivia a dor, ativa a circulação sanguínea e reduz o inchaço. Indicações: dor articular reumática, lesão traumática e osso da garganta.
Uso e dosagem:
1. Semente (impaciente): dosagem de 6 a 9 gramas.
2. Flor: 1,5-3 g de flor (3-9 g fresca); para uso externo, esmague a flor fresca e aplique na área afetada.
3. Planta inteira: 10-15 g de planta inteira (30-60 g fresca).
4. Raiz: 9-15 g de raiz
Meridiano: Meridiano do rim.
Fonte de material medicinal: Este produto é a flor de Impatiens balsamina L., uma planta da família Impatiens.
Colheita e armazenamento: Colha no verão, quando as flores estão em plena floração, use frescas ou secas ao sol.
Processamento: Lave, seque e pique.
Impatiens - Contraindicações
1. Mulheres grávidas não devem tomá-lo.
2. A planta inteira é usada como grama penetrante nos ossos na região sul.
3. A impatiens contém substâncias cancerígenas! As substâncias cancerígenas não evaporam diretamente, mas infiltram-se no solo. É muito perigoso comer vegetais cultivados neste solo por muito tempo.
4. Esta planta contém uma grande quantidade de oxalato de cálcio. Embora desapareça após o cozimento, ainda não é recomendado comê-la crua. Especialmente pacientes com reumatismo, artrite, gota, hiperacidez, cálculos renais, etc., não devem consumir muito deste vegetal. Se você quiser usá-lo para fins medicinais, deve seguir rigorosamente as recomendações do seu médico.
Impatiens - Composição Química

1. Sementes (em breve): Contém saponinas, gorduras e óleos. O óleo contém balsaminasterol (C27H80O), ácido parinárico (C17H28O2), α-espinasterol e β-sitosterol. Além disso, contém saponinas, quercetina diglicosídeo, quercetina triglicosídeo, óleos voláteis, proteínas, aminoácidos e polissacarídeos.
2. Flores: As flores contêm 2-metoxi 1,4-naftoil, flavonoides: kaempferol e quercetina.
3. Erva inteira (Impatiens balsamina): A parte aérea da Impatiens balsamina contém acetil de hena, éter acetil de hena e quercetina; a erva inteira contém ácido hidroxibenzóico, ácido sinapínico e ácido cafeico; o caule contém kaempferol-3-glicosídeo, cianidina, cianidina, etc.; ele também contém várias antocianinas, incluindo cianidina, delfinidina, malvaceae, kaempferol, proteínas, aminoácidos e polissacarídeos.
Impatiens - Ações Farmacológicas

1. Sementes (Impatiens balsamina): A decocção, a tintura e o extrato aquoso de Impatiens balsamina têm efeitos excitatórios óbvios no útero isolado de coelhos e porquinhos-da-índia, e também têm efeitos excitatórios óbvios no útero in situ de coelhos anestesiados. A decocção aquosa tem diferentes graus de efeitos inibitórios sobre Staphylococcus aureus, Streptococcus hemolítico, Pseudomonas aeruginosa, Shigella flexneri, Shigella sonnei e Salmonella typhi.
2. Flores: O suco da flor fresca de Impatiens balsamina tem efeitos inibitórios sobre Epidermophyton rubrum, Trichophyton violaceum, Epidermophyton inguinale e Epidermophyton bola de golfe de Kaufmann.
3. Erva inteira: A parte aérea de Impatiens balsamina tem efeitos antifúngicos e hemostáticos.
Impatiens - Combinação de Medicamentos

1. Com Acônito, pode curar doenças crônicas e é especialmente eficaz no tratamento de artrite persistente.
2. Com Atractylodes, pode curar artrite reumática. Uma pode secar a umidade e a outra pode aliviar a dor. As duas ervas podem ser usadas juntas para remover a umidade e aliviar a dor, e a eficácia é bastante aumentada.
3. Com Herba Lycopodii, pode curar deficiência hepática e renal, desnutrição de tendões e ossos, flexão e extensão deficientes, dormência dos membros e contratura de tendões e ossos. Tem o efeito de alongar os tendões e penetrar nos ossos.
4. Com Millettia reticulata, pode nutrir o fígado e os rins, promover a circulação sanguínea e aliviar a dor. É mais adequado para pessoas com
artrite e deficiência de longa duração. 5. Com Dictamni, pode tratar eczema e febre.
6. Com Morus alba, pode dissipar gases e aliviar a dor. É o mais eficaz no tratamento da artrite reumática.
7. Com Clematis, pode curar artrite causada por gases, frio e umidade. É muito eficaz.
Impatiens - Aplicação Clínica

1. Indigestão: Mergulhe Impatiens em vinho por três noites, seque-o e transforme-o em pó. Faça pílulas de vinho do tamanho de feijão-mungo. Tome 8 pílulas de cada vez, duas vezes ao dia, tome por 1 semana e você verá o efeito.
2. No estágio inicial do câncer de mama, duro como ovos de pombo: Use Impatiens 6g, decoque-o com vinho, tome em 2 doses, tome por 7 dias, pare por 3 dias e tome novamente.
3. No estágio inicial da escrófula: Ferva a pasta de Impatiens e aplique-a na área afetada.
4. Carbúnculo:
Amasse todo o Impatiens e aplique-o na área afetada. 5. Equimose: Use o Impatiens inteiro para lavar a área afetada com decocção, lave por 2 semanas, muito eficaz.
6. Onicomicose: Amasse os Impatiens brancos, adicione um pouco de alúmen, aplique nas unhas, enfaixe com gaze, troque uma vez ao dia, até que esteja curado.
7. Inchaço e dor vulvar: Use Impatiens e folhas de Ze Lan 45g cada, decoque em decocção morna e lave a área afetada, duas vezes ao dia.
8. Vento de palmeira de ganso: use duas plantas grandes de Impatiens com raízes, 120g de alúmen, adicione 240g de vinagre, amasse e aplique na área afetada. É especialmente eficaz nos dias de cão.
9. Eczema: use Impatiens, Plantago e alúmen em partes iguais, triture e misture bem e aplique
frio na área afetada. 10. Inchaço dos pés após exposição ao calor: amasse raízes frescas de Impatiens, adicione açúcar e aplique na área afetada.
11. Vento no ombro: 500g de raízes de Impatiens, Asas Chinesas Fedorentas, gengibre, alho e cebolinha, amasse o suco, aplique a pasta em fogo baixo e espalhe na área afetada.
12. Leucorreia: use Impatiens balsamina, remova as folhas, flores e sementes, pique-as, pegue 9g da parte seca de cada vez e decoque com água e vinho.
13. Amenorréia, tuberculose de sangue seco: use partes iguais de ruibarbo e Impatiens balsamina, triture-os até formar um pó fino, faça pílulas com água, do tamanho de nozes, tome 4,5-6g de cada vez, beba com vinho, tome duas vezes ao dia, tome por 1 semana, se não funcionar, pare por 2 dias, tome novamente por 1 semana e depois tome por 4 semanas.
14. Edema: use 4-5 raízes de Impatiens balsamina, cozinhe carne de porco e coma, funcionará após 3 vezes.
15. Lesão traumática: use 60 g de folhas frescas de Impatiens balsamina, 30 g de Leonurus japonicus e borras de vinho de arroz, triture-as até formar uma pasta, vaporize e aqueça, aplique na área afetada, uma vez ao dia, até cicatrizar. 16.
Dor de fratura: use 30 g de Impatiens balsamina seca, adicione 250 ml de vinho branco e deixe de molho, tome 15 ml de cada vez, 3 vezes ao dia.
17. Dor insuportável na cintura e nas costelas: use 30 g de Impatiens balsamina seca e Curcuma zedoaria, moa até virar pó, tome 9 g duas vezes ao dia, com vinho doce, e pare de tomar após a recuperação. [1]
Impatiens - Fórmula comumente usada
1. Trate a dor causada por ventos, independentemente do passado ou presente: 2 liang de raiz de peônia, 2 liang de pangolim, 2 liang de fangfeng, 3 liang de angélica, 4 liang de tribulus branco, 3 liang de raiz de peônia branca, 4 liang de scutellaria baicalensis (retire os caules e use as folhas, vaporize-as e seque-as nove vezes), 2 liang de videira de vento marítimo, 4 liang de terra crua, 1 liang de guangpi, 1 liang de alcaçuz. Moa tudo isso até virar pó, use 1 jin de gordura de porco e refine o mel para fazer pílulas do tamanho de sementes de plátano. Tome 5 qian de manhã e à noite, com vinho. ("Receita do Tesouro da Família Zhou Yisheng")
2. Tratar artrite reumatoide, cãibras musculares e ósseas: 3 qian de raiz de peônia, 1 qian de cada um dos extratos de Chuanwu e Caowu processados, e 2 qian de spatholobi. Decocção. ("Medicamentos à base de ervas chinesas selecionados em Shaanxi, Gansu e Ningqing")
3. Tratar o estágio inicial de inchaço e envenenamento: raiz de peônia, lou lu, fangfeng e sanguiyu em partes iguais. Mergulhar a decocção em algodão e agitá-la enquanto estiver quente. (Receita da Experiência de Yang Cheng)
4. Tratar eczema escrotal, feridas e inchaço: Radix Psoraleae, Fructus Cnidium monnieri, Dictamni e Folium Artemisiae Argyi. Decocção e lavagem externa. (Medicamentos à base de ervas chinesas selecionados em Shaanxi, Gansu, Ningxia e Qinghai)
Impatiens - Prescrição

1. Tratar dor abdominal causada por amenorreia em mulheres: 3-5 flores de Impatiens, preparar chá.
2. Tratar edema: 4-5 raízes de Impatiens de cada vez, ensopado de carne de porco.
3. Tratar tosse convulsa: 10 flores de Impatiens, um pouco de açúcar cristal, ensopado.
4. Leucorreia: 15 gramas de flores de Impatiens (ou 30 gramas de raízes), 30 gramas de lula, cozinhar sopa, uma dose por dia. 5.
Tratar tosse convulsa, vômito com sangue, hemoptise: 7-15 flores frescas de Impatiens, decocção em água.
6. Tratar dor na cintura e nas costelas: 9 gramas de flores de Impatiens, secar, moer até virar pó, tomar com o estômago vazio. 7. Tratar
dor de fratura: 3 gramas de flores secas de Impatiens, 9 gramas de flores frescas de Impatiens, mergulhar em vinho, tomar por via oral.
8. Tratar vento de palmeira de ganso, onicomicose: várias flores frescas de Impatiens, esfregar externamente.
9. Trate a paroníquia: flores ou folhas frescas de Impatiens, adicione um pouco de açúcar mascavo, amasse e aplique na área afetada.
10. Trate ferimentos de quedas: Pegue uma quantidade apropriada de raiz de Impatiens, seque ao sol, triture até virar pó, tome de 9 a 15 gramas de cada vez e tome com água ou vinho, uma dose por dia.
11. Trate ferimentos de quedas: Pegue os caules e folhas de Impatiens, amasse em suco e tome com vinho de arroz.
12. Trate escrófula, erupção cutânea nas costas e todos os carbúnculos: Amasse Impatiens frescos e aplique na área afetada.
13. Trate escrófula, erupção cutânea nas costas e todos os carbúnculos: Lave toda a planta de Impatiens frescos com raízes, amasse, adicione água e ferva o suco duas vezes. Filtre, misture os sucos filtrados duas vezes e ferva-os novamente, concentre-os em uma pasta, aplique-os no papel e aplique-os na área afetada, trocando-os uma vez por dia.
14. Trate picadas de cobra: Pegue 150 gramas da planta inteira de Impatiens fresca, amasse e esprema o suco para tomar e aplique o resíduo na área afetada; ou amasse Impatiens com vinho e tome o suco.
Impatiens - Variedades

Existem dois gêneros, Impatiens e Waterhorn. Existem mais de 900 espécies em toda a família, produzidas principalmente na Ásia tropical e na África, e algumas são produzidas em regiões temperadas. Existem 2 gêneros com mais de 200 espécies, distribuídas principalmente no sudoeste. Elas são cultivadas principalmente em vales ou riachos úmidos e montanhosos. Muitas Impatiens nesta família têm cores bonitas e brilhantes e podem ser cultivadas para visualização. Impatiens comum, também conhecida como hena, é nativa da Índia, Malásia e sul, e é cultivada em todo o mundo. As cores das flores são variadas e existem muitas variedades hortícolas. Os caules verde-vidro nativos da África Oriental são verde-esmeralda e translúcidos; as flores são brilhantes e bonitas, e é fácil sobreviver por meio de estacas. É uma planta ornamental comum em várias províncias e regiões do norte da China.
Na verdade, a cor das Impatiens não é apenas vermelha, mas também varia do branco, rosa, vermelho-rosa ao vermelho vivo, do azul-claro-neve ao roxo, vermelho-púrpura, com manchas brancas sobre o fundo vermelho-púrpura e diversas espécies de cores. De acordo com o "Flower Mirror", existe também uma espécie de Impatiens com cinco cores em um caule, mas é rara. Pode-se observar que as Impatiens também são coloridas e deslumbrantes. Se as Impatiens florescerem sozinhas, a cor não será deslumbrante, mas se forem plantadas densamente em um único local, o efeito será diferente. Se forem divididas em vários canteiros em um jardim, ou desenhadas em um determinado padrão, e cada canteiro for densamente plantado com uma cor, quando as flores desabrocham, as cores se alternam ou se combinam em um determinado padrão de cores, então o vermelho, o amarelo, o roxo, o branco e o verde são coloridos e deslumbrantes, e o estilo é ainda melhor.
O gênero Impatiens é uma grande família com um total de 500 espécies. Além das Impatiens, existem também as Impatiens Roxas, as Impatiens Bahe, as Impatiens Amarelas, etc. A Impatiens Roxa é nativa da Índia, a cor das flores é roxo escuro e as flores florescem no topo da planta. A Bahe Fengxianhua é nativa do Himalaia. É uma erva perene com flores grandes. Sete ou oito flores crescem em cachos no eixo da flor para formar um racemo. A corola de cada flor é dividida em várias cores. A pétala da bandeira superior é vermelho-rosa claro, a base das pétalas das asas em ambos os lados é amarela, a parte superior é vermelho-rosa e a pétala da quilha inferior é vermelha. Uma flor tem várias cores, o que a torna mais bonita. A impatiens amarela, nativa de Lushan, Jiangxi, é diferente. As impatiens acima são todas agrupadas, mas apenas a impatiens amarela cresce sozinha entre as axilas das folhas. Os pedicelos delgados são cobertos com flores amarelo-limão, que são delicadas, elegantes, frescas e têm um estilo diferente.
Entre as variedades de impatiens, existe uma variedade rara chamada de "ouro salpicado". A "Coleção de Flores" registra uma lenda: "Xie Changyu, um homem da Dinastia Jin, viu impatiens e ordenou a seu servo que pegasse a pasta dourada de Ye Gong, polvilhou-a com a pasta com a ponta de uma pá de lixo e, em seguida, quebrou um galho e o colocou na encosta da montanha. No ano seguinte, a cor dourada da flor não desapareceu e ainda há manchas de tamanhos diferentes. Se for salpicada com ouro, é chamada de Flor Reflexiva". Se a variedade "ouro salpicado" é como diz a lenda, desde que você use um espanador para mergulhar um pouco de pasta dourada e polvilhar sobre a flor, ela florescerá com manchas douradas salpicadas no ano seguinte, ninguém confirmou até agora. Mas existem variedades "ouro salpicado", e as pétalas brancas comuns são salpicadas com manchas vermelhas. Elas são lindas e encantadoras, e são os tesouros das impatiens: ouro salpicado. Deve ser uma variedade que vem sendo cultivada artificialmente há muito tempo. Yang Chengzhai, da Dinastia Song, elogiou-o em um poema: "Observe atentamente os pequenos grupos de Impatiens, que deram muito trabalho para tingir; a borda branca como a neve do manto é roxa, e há quatro tipos de vermelho em tons diferentes."
Impatiens - Valor de Aplicação Social

Pintura de unhas
Ainda não se sabe quem começou a usar o Impatiens para tingir as unhas, mas, a julgar pelos poemas antigos, ele existe há muito tempo. O poeta Yang Weizhen, da Dinastia Yuan, escreveu um poema sobre o Impatiens:
"Amassando flores de fadas com pratos de ouro e orvalho, elas fazem o delicado jade ter descanso. Um pequeno incômodo é bicado por papagaios, e os botões de peônia aparecem na primavera. As delicadas lágrimas de pó são jogadas em feijões vermelhos, e os galhos das flores são pinçados para formar nuvens vermelhas. As companheiras frequentemente perguntam sobre ele quando se encontram, e elas o confundem com a areia do palácio várias vezes."
Há também o poema "Embriagado à Sombra das Flores", de Lu Xiuqing, uma poetisa da Dinastia Yuan:
"Depois que as flores de Impatiens florescem na grade curva, elas são trituradas em uma bacia dourada. A armadura prateada é temporariamente removida, e a casca primaveril é tingida, ficando vermelha intensa durante a noite. Os pontos vermelhos são levemente cobertos com mangas verdes, e alguns grãos de amor são aplicados sobre eles. Eu me levanto cedo e experimento uma nova maquiagem, desenhando as sobrancelhas curvas, e a chuva vermelha e o coração primaveril são provocados."
Esses poemas descrevem a maneira como as meninas tingem as unhas com Impatiens e a beleza de seus dedos de jade. Usando flores de fada e orvalho para tingir o delicado jade com nuvens vermelhas, contra o fundo de mangas verdes, os delicados dedos de jade parecem estar incrustados com grãos vermelhos de amor.
Por que Impatiens vermelhos misturados com alúmen podem tingir as unhas? Acontece que as pétalas de Impatiens vermelhos contêm corantes orgânicos vermelhos, mas não podem ser fixados diretamente nas unhas. Mordentes devem ser usados como meio para tingi-las. O alúmen é um mordente muito bom. O uso de alúmen como mordente é conhecido há muito tempo. A composição química do alúmen é um sal composto de sulfato de potássio e sulfato de alumínio. Após a hidrólise, produz hidróxido de alumínio, um coloide pastoso. Somente quando as unhas são fixadas com uma camada desse coloide, elas conseguem absorver o corante vermelho das pétalas de Impatiens, tornando os delicados dedos de jade "vermelhos intensos da noite para o dia".
No entanto, existe outro tipo de hena verdadeira. Li Shizhen destacou em "Compêndio de Matéria Médica": "Existem dois tipos de hena: amarela e branca. Floresce no verão e tem cheiro de osmanthus. Pode tingir unhas e é melhor que Impatiens." A hena mencionada aqui é um arbusto pertencente à família Lythraceae, também conhecida como Henna, que é muito perfumada. As folhas contêm um corante amarelo-alaranjado que pode ser usado para pintar unhas, etc. No entanto, o cultivo da hena não é muito difundido, e a maioria das pessoas não tem conhecimento disso, por isso ainda a chamam habitualmente de "hena".
Valor ornamental
Entre as flores, a Impatiens não se destaca por sua cor ou fragrância, mas principalmente por sua aparência. O formato da Impatiens é particularmente engenhoso, e a flor se assemelha a uma fênix voadora, com cabeça, cauda, asas e pés, vívida e realista, exatamente como uma fênix voadora, o que faz com que as pessoas admirem a magia e as maravilhas da natureza.
Tempero alimentar
Quando as pessoas cozinham carne ou ensopam peixe, adicionar algumas sementes de Impatiens tornará a carne mais fácil de cozinhar e os ossos mais fáceis de ficarem crocantes, dando-lhe um sabor único.
Impatiens - Cultivo

Hábito de crescimento
A impatiens gosta de luz solar, tem medo de umidade, é tolerante ao calor, mas não ao frio, e é adequada para cultivo em solo solto, fértil e levemente ácido, mas também tolerante à aridez. A impatiens tem forte adaptabilidade, sobrevive facilmente após o transplante e cresce rapidamente.
Técnicas de cultivo
Propagação por sementes. A semeadura é feita de março a setembro, sendo abril o mês mais adequado. Dessa forma, a floração pode ocorrer do início a meados de junho, e o período de floração pode durar mais de dois meses. Antes da semeadura, o canteiro deve ser regado abundantemente para mantê-lo úmido. As sementes da fênix são relativamente pequenas, portanto, não se deve regar imediatamente após a semeadura para evitar que as sementes sejam levadas pela água. Cubra com uma fina camada de solo de cerca de 3 a 4 mm, preste atenção à sombra, e as mudas emergirão após cerca de 10 dias. Quando as mudas desenvolverem de 2 a 3 folhas, elas devem ser transplantadas e, em seguida, plantadas gradualmente ou colocadas em vasos para cultivo.
Controle de pragas
Sintomas do oídio de Impatiens
Esta doença ocorre principalmente em folhas e brotos tenros. Geralmente começa em junho, e as folhas ficam cobertas com pó branco após julho. Posteriormente, pequenos pontos amarelos se formam na camada de pó branco, e a cor escurece gradualmente e finalmente fica marrom escuro. Rota de transmissão O patógeno hiberna nos restos e sementes das plantas doentes. No ano seguinte, quando o ambiente é adequado, o patógeno se espalha pelo vento e pela chuva. Agosto a setembro é o período de pico da doença.
Métodos de prevenção e controle:
1. O plantio não é muito denso, ventilação adequada e fortalecimento do manejo de fertilizantes e água para aumentar a resistência das plantas à doença. Remova as folhas e plantas doentes e destrua-as de maneira centralizada para reduzir a fonte de infecção.
2. Durante o período da doença, use 15% de pó molhável de fenadimefon 1000 a 1200 vezes líquido ou 70% de pó molhável de tiofanato de metila 1000 vezes líquido para prevenção e controle. Evite pulverizar em altas temperaturas acima de 32 °C para evitar danos causados por medicamentos.
Doença da mancha marrom de Impatiens
A doença da mancha marrom de Impatiens, também conhecida como doença da mancha foliar de Fengxianhua, ocorre em todas as partes do norte e do sul.
Sintomas: A doença ocorre principalmente nas folhas. As manchas foliares são inicialmente pontos amarelo-acastanhados claros, que então se expandem para formas redondas ou ovais. Mais tarde, o centro torna-se marrom-claro, as bordas são marrons e há anéis imperceptíveis. Em folhas gravemente doentes, as manchas são contínuas, fazendo com que as folhas fiquem amarelas e eventualmente morram. Rota de transmissão: O patógeno hiberna nos restos doentes de Impatiens e fragmentos de plantas do solo. Quando as condições ambientais são adequadas no ano seguinte, o patógeno se espalha pelo vento e pela chuva. É fácil adoecer em estações quentes e chuvosas.
Métodos de prevenção e controle: Impatiens gosta de solo franco-arenoso fértil e não é tolerante ao alagamento. Portanto, é aconselhável plantar em solo franco-arenoso para facilitar a drenagem; Impatiens em vasos devem ser revirados a tempo após a chuva. No final do outono, as folhas e plantas doentes devem ser destruídas de forma centralizada para reduzir a fonte de infecção no próximo ano. No estágio inicial da doença, use 300-600 vezes de pó molhável de carbendazim a 25%, ou 100 vezes de tiofanato-metil a 50%, ou 1000 vezes de clorotalonil a 75% para prevenção e controle. Sintomas de
tombamento de Impatiens
O patógeno infecta principalmente os rizomas, fazendo com que as partes doentes fiquem pretas ou constritas. Quando está úmido, o mofo branco cresce neles. Depois que a planta é infectada, as folhas murcham e secam em poucos dias, e então toda a planta morre. Rota de transmissão:
1. Ele hiberna principalmente no solo ou em resíduos doentes na forma de hifas ou escleródios. As hifas no solo vivem uma vida saprofítica e não hibernam.
2. No campo, a transmissão ocorre principalmente por contato, ou seja, quando as raízes, caules e folhas da planta entram em contato com o solo infectado, são infectados pelas hifas presentes no solo. Sob a condição de película de água, as folhas sadias em contato com as partes infectadas são infectadas. Além disso, sementes, ferramentas agrícolas e composto bacteriano podem disseminar a doença.
Métodos de prevenção e controle: Após a remoção das plantas infectadas no estágio inicial da doença, pulverize 600 vezes com pó molhável de clorotalonil a 75% ou 500 vezes com pó molhável de duofu a 60% e 1200 vezes com concentrado emulsionável de metil tolclofos a 20%.
Impatiens - Cultura

Poemas relacionados
"Observe atentamente o cacho de pequenas flores de fênix douradas; elas são tingidas com grande esforço pelo departamento de flores. A borda branca como a neve do manto é roxa, e o vermelho é tão profundo e brilhante quanto o sol."
"De quem é a canção que esta flauta está tocando? A Via Láctea flui para o oeste e a lua está meio inclinada. As pessoas comuns tingem suas unhas finas de vermelho e batem flores de impatiens em uma bacia dourada à noite."
"Yang Fei nasceu com unhas vermelhas nas mãos e nos pés, e o palácio a imitou."
"Quando as flores vermelhas perfumadas e o verde delicado estão desabrochando, as borboletas com frio e as abelhas famintas não percebem. Qual é o melhor lugar para observar neste momento, quando o sol da manhã está nascendo sobre os galhos verdes do wutong?"
"Ouça a bacia dourada batendo impatiens à noite, e as unhas finas são tingidas de vermelho. A agulha é habilmente testada para a água do pato-mandarim, e o vento de outono sopra novamente no pavilhão bordado."
Histórias e Lendas
Dizem que, há muito tempo, havia uma garota chamada Fengxian em Longxi, Fujian. Ela era graciosa, gentil e bondosa, e se apaixonou por um garoto chamado Jintong. Um dia, o filho do magistrado do condado passou por ali e viu que Fengxian era tão bonita e fofa que, de repente, teve más intenções e veio provocá-la. Fengxian o repreendeu e foi embora em desgraça. Fengxian sabia que havia causado um grande desastre e que o filho do magistrado do condado definitivamente procuraria problemas. Então, ela decidiu ir para outro lugar com Jintong. Fengxian tinha apenas o pai, e Jintong tinha a mãe. Os dois velhos e os dois jovens partiram durante a noite para escapar de sua cidade natal. No caminho, a mãe de Jintong adoeceu e teve amenorreia e dores abdominais. Não havia lugar para buscar tratamento médico nas montanhas selvagens e na natureza, então os quatro tiveram que parar e descansar.
Quando o magistrado do condado soube que seu filho havia sido repreendido pela garota da aldeia, ordenou que seus homens capturassem Fengxian. Quando estavam prestes a se encontrar, Fengxian e Jintong se despediram de seus pais e pularam no abismo para demonstrar sua pureza. Os dois velhos reprimiram sua tristeza e enterraram Fengxian e Jintong juntos. À noite, os dois velhos dormiram perto do túmulo. Fengxian e Jintong sonharam com seus pais à noite, dizendo-lhes que as flores que desabrochavam no riacho da montanha poderiam curar a doença de sua mãe. Quando acordaram no dia seguinte, viram que o riacho da montanha estava cheio de flores vermelhas e brancas, as vermelhas pareciam o brilho da manhã e as brancas pareciam prata pura. O velho colheu as flores e as ferveu em uma decocção, e depois de tomá-la, o remédio realmente curou sua doença. Mais tarde, as pessoas chamaram essa flor de Impatiens para homenageá-la.
De acordo com lendas antigas, a fênix é a rainha dos pássaros, o pássaro macho é chamado de fênix e a ave fêmea é chamada de fênix. Como Impatiens tem esse belo nome, as pessoas pensam na fênix quando a veem. O poeta da Dinastia Ming, Qu You, escreveu em seu poema "Fada Fênix": "Nenhuma fênix pode ser vista voando em plataformas elevadas, mas a alma imortal pode confortar os pensamentos." O significado é que, embora as pessoas nunca tenham visto uma fênix voando em lugares altos, elas podem ver os Impatiens transformados pela alma imortal da fênix, que também pode confortar o anseio das pessoas pela fênix. O poeta da Dinastia Tang, Wu Renbi, escreveu em seu poema "Impatiens": "Quando as flores vermelhas perfumadas e o verde delicado estão em plena floração, as borboletas frias e as abelhas famintas não percebem. Qual é o melhor lugar para vê-las neste momento? O sol da manhã está nascendo nos galhos verdes da fênix." Diz-se que a fênix só pode viver na fênix. Os galhos verdes no poema referem-se aos galhos da fênix. O poeta considerou os Impatiens como a encarnação da fênix, o que demonstra que os Impatiens têm um certo status na história da cultura das flores. As unhas tingidas de vermelho com impatiens também evocam a imaginação dos poetas. Na Dinastia Yuan, Yang Weizhen escreveu em seu poema "Impatiens" que "pétalas de pêssego caem aleatoriamente ao tocar cítara", descrevendo a mulher de unhas vermelhas tocando cítara, com os dedos se movendo para cima e para baixo, como pétalas de pêssego caindo.
Linguagem das Flores
Flor de aniversário de 10 de agosto: Bálsamo de jardim.
Linguagem das flores: Tom Boy.
As sementes da flor Impatiens dançam ao vento quando amadurecem e parecem cheias de vitalidade. Por isso, é chamada de "Bettyzinha saltitante" e "Tom Boy fofinho", então sua linguagem floral é Tom Boy.
cristandade
Qualquer pessoa nascida sob a bênção desta flor tem uma personalidade muito viva, como um elfo animado. São despreocupados emocionalmente e podem nem ter se apaixonado, por isso não têm como vivenciar os altos e baixos do amor.
No cristianismo antigo, havia o hábito de associar santos a flores específicas, pois quando a igreja comemorava santos, geralmente decorava o altar com flores desabrochando. Após a Idade Média, nos mosteiros católicos, todos os tipos de flores eram plantados como um centro de jardinagem. Com o tempo, a igreja combinou os santos de 366 dias com diferentes flores para formar o chamado calendário das flores. Como a maioria dos mosteiros estava localizada no sul da Europa naquela época, e o sul da Europa tinha um clima mediterrâneo, era muito adequado para o plantio de flores e plantas. Várias flores desabrochavam, e cada flor tinha um significado rico.