Paisagismo
As condições ambientais de vida das pessoas são adequadas, inadequadas e ruins. A sobrevivência e a expectativa de vida das pessoas estão intimamente relacionadas à qualidade dessas condições. Plantando árvores, flores e grama, melhorando o solo, melhorando a qualidade da água, garantindo ar fresco e criando boas condições ambientais, podemos melhorar a qualidade física de todas as pessoas e construir com vigor e vitalidade. Jardinagem e arborização são partes importantes da construção urbana. Estão intimamente relacionadas às pessoas na cidade e seu papel é multifacetado.
(I) Embelezar o ambiente
A jardinagem é um meio importante de embelezar uma cidade. Além de ser eficiente no uso do terreno, das estradas, dos rios e dos edifícios da cidade para se coordenar com o meio ambiente no planejamento urbano, no design e na construção, e de refletir de forma flexível e inteligente a beleza da cidade, a beleza de uma cidade também pode ser alcançada pelo uso de diferentes formas, cores, usos e estilos de árvores, flores e plantas para configurar um espaço verde com cores ricas ao longo do ano, com camadas de árvores, arbustos, flores e grama, embutidas nos edifícios de cidades e fábricas. Ela não apenas torna a cidade verde, mas suas cores magníficas acompanhadas pela fragrância das flores, salpicadas à sombra das árvores e da vegetação exuberante, também podem desempenhar um papel no toque final e na cereja do bolo, criando um ambiente bonito, fresco e confortável para as grandes massas de pessoas trabalharem, estudarem e viverem.
(ii) Purificar o ar
As plantas de jardim desempenham um papel único na purificação do ar. Elas podem absorver fuligem e poeira, gases nocivos, dióxido de carbono e liberar oxigênio, todos desempenhando um papel importante na purificação do ar.
(III) Regulação Climática
As árvores absorvem calor, fornecem sombra e aumentam a umidade do ar.
(IV) Reduzir o ruído
Existem muitas fábricas na cidade, a população é concentrada, o transporte de veículos é frequente, o ruído de vários motores de máquinas é intenso, e o rugido e o grito de carros, trens, navios, aviões e canteiros de obras frequentemente colocam as pessoas em um ambiente barulhento, o que não só afeta a vida normal das pessoas, dificulta o sono e a conversação, deixa as pessoas chateadas, mas também enfraquece a audição e até a surdez, causando facilmente fadiga, retardando a reação dos operadores, reduzindo a produtividade do trabalho e até mesmo causando acidentes industriais. De acordo com cálculos, quando o ruído está acima de 70 decibéis (decibel é a unidade de volume do som, indicando a grandeza física da intensidade sonora), as pessoas não conseguem trabalhar por muito tempo, o que é prejudicial ao corpo humano.
(V) Matar bactérias
Existem várias bactérias no ar, e o maior teor de bactérias é encontrado em locais públicos urbanos. As plantas podem reduzir o número de bactérias no ar. Por um lado, porque a poeira no ar em áreas verdes é reduzida, reduzindo assim as bactérias. Por outro lado, as próprias plantas têm um efeito bactericida. O extrato aquoso da raiz de Sanguisorba officinalis pode matar os patógenos da febre tifoide, febre paratifoide A e B e várias cepas de Shigella dysenteriae em 1 minuto. 0,1 grama de brotos de inverno moídos de Prunus thunbergii podem até matar moscas em 1 segundo. Um hectare de floresta de zimbro pode secretar 30 quilos de bactericidas todos os dias, que podem matar bactérias como difteria, tuberculose, febre tifoide e disenteria. Existem também óleos voláteis de certas plantas, como eugenol, óleo de gerânio, óleo de canela, óleo de limão, etc., que também têm efeito bactericida. Em particular, florestas de pinheiros, ciprestes e cânforas têm forte capacidade de esterilização, o que pode estar relacionado ao fato de suas folhas poderem emitir certas substâncias voláteis. Em locais com árvores, o número de bactérias em cada metro cúbico de ar é mais de 85% menor do que em ruas urbanas sem árvores. Alguém fez medições: o conteúdo de bactérias no ar entre áreas florestais e lojas de departamento urbanas é 100.000 vezes diferente, e a diferença entre parques e lojas de departamento é 4.000 vezes maior. Portanto, a vegetação e o plantio de árvores desempenham um papel significativo na eliminação de bactérias, no fornecimento de ar fresco e na proteção da saúde das pessoas.
(VI) Ambiente de monitoramento
As plantas são seres vivos e estão intimamente ligadas ao ambiente circundante. Quando as condições ambientais mudam, as plantas reagem. No caso da poluição ambiental, a toxicidade dos poluentes para as plantas também se manifesta de diversas formas nas plantas. Essa reação das plantas é um sinal de poluição ambiental. As pessoas podem analisar e identificar o estado da poluição ambiental com base nos sinais gerados pelas plantas. As plantas sensíveis à poluição e que geram sinais são chamadas de plantas indicadoras de poluição ambiental ou plantas de monitoramento.
(VII) Prevenção de incêndios e terremotos
Muitas plantas têm propriedades resistentes ao fogo. Como essas árvores não pegam fogo facilmente, plantar mais árvores entre as casas urbanas pode prevenir a propagação do fogo. Árvores resistentes ao fogo devem ter as características de menos resina, mais água nos galhos e folhas, menos queimadas, forte capacidade de brotação e regeneração, e forte capacidade de perfilhamento das raízes.
(VIII) Aumentar a receita
Uma boa arborização e plantio de árvores podem fornecer matérias-primas industriais e muitos outros subprodutos florestais. Por exemplo, as sementes de cânfora, sebo-da-china, nogueira, oliveira, óleo de chá, etc. podem ser prensadas para obtenção de óleo; Robinia, cânfora, cravo, rosa, Daphne koreana, etc. são plantas aromáticas, que podem fornecer matérias-primas para aromas; Ginkgo, caqui, jujuba, nêspera, laranja, uva, maçã, etc. podem ser consumidos e transformados em vinho, geleia, conservas, etc.; Olmo, álamo, tungue, junco, amoreira-de-papel, bambu, etc. podem fornecer matérias-primas para a fabricação de papel; Salgueiro-da-china, Amorpha fruticosa, freixo, etc. podem ser usados para tecer cestos ou usar tiras em vez de madeira para necessidades de construção; Sophora japonica, Koelreuteria paniculata, etc. podem fornecer matérias-primas para a indústria de tinturas; as raízes, folhas, flores, frutos, sementes, cascas, etc. da maioria das árvores podem ser usadas para fins medicinais. Outras atividades, como descascar casca de palmeira, criar bichos-da-seda com folhas de amoreira, cortar laca com árvores de laca, extrair borracha dura de Eucommia ulmoides, usar Gleditsia sinensis como sabão, fazer fibras artificiais de Populus tomentosa, extrair resina de pinheiros, etc., podem fornecer matérias-primas importantes para a indústria.