Método de criação de violetas
A violeta é uma flor europeia famosa e amada há muito tempo. Como o próprio nome sugere, todo o corpo da flor é de um roxo nobre. A violeta é uma planta da família das crucíferas, e suas pétalas também refletem as características das pétalas de quatro folhas da planta crucífera. Muitas pessoas amam violetas simplesmente por sua beleza.
A violeta é uma flor europeia famosa, amada há muito tempo. Como o próprio nome sugere, todo o corpo da flor é de um roxo nobre. A violeta é uma planta da família das crucíferas, e suas pétalas também refletem as características das pétalas de quatro folhas da planta crucífera. Muitas pessoas amam violetas apenas por suas belas flores perfumadas e belas. Sua beleza sempre encobre sua poderosa eficácia. De fato, as violetas são plantas raras e belas na natureza, com certa eficácia.
Método de criação de violetas
As violetas são propagadas por semeadura. Existem variedades de pétalas simples e de pétalas duplas.
Variedades de pétala única têm apenas uma pétala e geralmente têm menor valor ornamental.
Entre os descendentes de variedades de pétalas duplas propagadas por sementes de violeta, existem plantas de pétalas duplas e plantas de pétalas simples. Como os estames e pistilos das plantas de pétalas duplas são degenerados e não podem dar frutos, as sementes das variedades de pétalas duplas devem ser coletadas de plantas de pétalas simples. Das sementes produzidas, cerca de metade produzirá flores de pétalas simples e a outra metade produzirá flores de pétalas duplas após a semeadura. Cerca de 80% das plantas de excelentes variedades de pétalas duplas podem produzir flores de pétalas duplas após a semeadura. Essa proporção também aumenta ou diminui dependendo da qualidade do cultivo. Existem certas diferenças entre as sementes e mudas de plantas de pétalas duplas e plantas de pétalas simples: as sementes das variedades de pétalas duplas são menores, os cotilédones são oblongos e, quando há 7 a 8 folhas verdadeiras, as margens das folhas têm muitas serrilhas; enquanto as sementes das variedades de pétalas simples são maiores e mais cheias, os cotilédones são curtos-ovais e as folhas verdadeiras têm menos serrilhas nas margens.
As variedades geralmente cultivadas são bienais, e a época de semeadura geralmente é de meados ao final de agosto até o início de outubro. Se a semeadura for muito tardia na região norte, as plantas serão curtas, terão baixa resistência ao frio e, muitas vezes, florescerão pouco na primavera seguinte.
O plantio anual em áreas de verão fresco pode ser feito em todas as estações. Pode ser cultivado em canteiros frios, canteiros quentes e estufas para produzir flores em todas as estações. No entanto, na maioria das regiões, é adequado para cultivo bienal devido ao verão quente. Para variedades altas, os ramos florais podem ser cortados após a floração e a cobertura pode ser aplicada para o crescimento de novos ramos, e a segunda flor florescerá em junho e julho.
A semeadura pode ser feita em vasos ou em canteiros. O solo para vasos e canteiros deve ser franco-arenoso com boa drenagem. Antes da semeadura, a terra (canteiro) deve ser preparada, a água deve ser irrigada para encharcar o solo no canteiro (vaso) e, em seguida, as sementes devem ser semeadas no canteiro. A semeadura não deve ser muito densa, caso contrário, as mudas são propensas a tombamento. Cubra com solo fino imediatamente após a semeadura, e a espessura do solo deve ser de 1,5 a 2 vezes o diâmetro da semente. Após a semeadura, mantenha o solo úmido, sombreie o canteiro do viveiro (vaso de mudas) e mantenha a temperatura entre 20 e 25 graus Celsius. As mudas emergirão cerca de 10 dias após a semeadura. Remova a sombra imediatamente após a emergência. Para a semeadura precoce, remova gradualmente a sombra dentro de 10 a 15 dias após a emergência.
A violeta é uma planta de raiz axial com raízes fibrosas pouco desenvolvidas e baixa capacidade de regeneração radicular. Não tolera transplantes. É aconselhável dividir as mudas cedo e adicionar mais terra ao dividi-las. Não as espalhe. Não danifique as raízes. Uma vez danificadas, é difícil recuperá-las. Quando as mudas tiverem 2 a 3 folhas verdadeiras, use vasos de nutrientes de 10 x 8 cm para dividi-las. Quando as plantas atingirem 7 a 10 cm de altura (por volta de meados de novembro), elas serão colocadas em vasos e cultivadas em estufa.
Se for usado para plantio em canteiros, semeie mais tarde, passe o inverno em estufa ou pequeno galpão em arco e transplante para campo aberto no início da primavera do ano seguinte, com espaçamento de 15 a 20 cm entre plantas, e floresça de Qingming até o Dia do Trabalho. Após o plantio no canteiro na primavera, deve-se prestar atenção ao cultivo intercalado e à conservação da umidade, e a irrigação deve ser controlada para promover aglomerados baixos e densos de plantas.