Fale sobre a culinária ucraniana

         Em seu romance "Os Cossacos", Tolstói escreveu: "Amo a natureza enquanto ela me abraça por todos os lados, estendendo-se infinitamente à distância... Incontáveis ​​insetos zumbem e rodopiam ao meu redor, bezerros rastejam para a frente, esbarrando uns nos outros, e por toda parte pássaros cantam alto e melodiosamente." Para os moradores urbanos cercados por gases de escape de carros, as palavras de Tolstói trazem um sopro de frescor, romance e liberdade, aparentemente possuindo o poder de varrer a turbidez do mundo. Esse tipo de natureza existe nas vastas planícies da Europa Oriental, uma terra chamada Ucrânia.

       A Ucrânia está localizada no leste da Europa, fazendo fronteira com a Rússia a leste, o Mar Negro ao sul, a Bielorrússia ao norte e a Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e outros países a oeste. Sua localização estratégica a tornou um campo de batalha para estrategistas militares desde os tempos antigos, e tem sofrido muito com as guerras.

      A Ucrânia ostenta uma cultura vibrante, com reconhecimento internacional por sua pintura a óleo, balé, dança e música. O autor da obra-prima "Como o Aço Foi Temperado", Ostrovsky, que influenciou gerações, era ucraniano.

       Os ucranianos compartilham hábitos alimentares semelhantes aos de países do Leste Europeu, como Rússia, Bielorrússia, Polônia e República Tcheca. Trigo e arroz são alimentos básicos, e eles apreciam pão, nhoque, panquecas, carne de porco, peixe salgado e alimentos grelhados, fritos na frigideira, fritos e em conserva. Eles tendem a preferir sabores agridoces e se adaptam a alimentos gordurosos e levemente picantes. Batatas, repolho, cebola, cenoura, picles, queijo, laticínios, leite e creme de leite são os principais alimentos básicos de sua dieta durante todo o ano.

        O café da manhã na Ucrânia é geralmente simples, sendo o mais comum composto por omelete, pão, presunto, mingau e chá. O mingau vem em muitas variedades, incluindo trigo sarraceno, arroz, milho e aveia. Muitas famílias também apreciam ovos mexidos, panquecas de queijo cottage e panquecas. Panquecas são um alimento tradicional ucraniano, disponíveis em versões doces e salgadas. Os ucranianos também apreciam chá, geralmente com açúcar.

       O almoço é relativamente simples em muitos países, e os ucranianos não são exceção. O horário de trabalho geralmente é das 9h às 18h, com almoço entre 13h e 14h. Para trabalhadores de escritório, as refeições são relativamente simples, frequentemente consumidas em restaurantes de fast food. O almoço normalmente consiste em dois pratos: uma sopa com batatas, legumes e carne ou peixe fatiado; e peixe ou carne. Os ucranianos costumam comer peixe ou carne com acompanhamentos. Macarrão e outros pratos também são servidos.

       Os ucranianos costumam ter um jantar mais farto, geralmente composto por três pratos. O primeiro prato é uma variedade de sopas, como sopa de batata, sopa de carne ou borscht. O segundo prato é composto por pratos de peixe, carne ou ovos, como bife, bolo de carne ou peixe frito. O terceiro prato geralmente é uma sobremesa ou uma bebida. O primeiro prato geralmente é acompanhado por um alimento básico, como pão.

​    
       A carne é muito barata na Ucrânia, principalmente a de porco, mas também a de boi, frango e pato. Os moradores locais raramente comem cordeiro e poucos comem miúdos ou pés de animais, como os de porco ou galinha. Quando o tempo está bom, as famílias ucranianas costumam fazer churrasco em seus quintais ou ao ar livre.
Aqui estão algumas iguarias ucranianas comuns.
1. Salo

      Cada nação tem seu próprio tesouro nacional favorito – os Estados Unidos têm a Coca-Cola, a Alemanha as salsichas, o Japão o sushi e a Ucrânia o salo. O método de preparo não é complicado. O ingrediente principal é a gordura do dorso do porco, marinada com sal, gergelim, pimenta, pimenta, alho e outros temperos. Simplificando, salo é carne de porco gordurosa transformada em presunto.

       A maneira mais autêntica de saborear salo é com borscht, pepinos em conserva, cebolas, alho e, claro, vodca. A maneira correta de apreciá-lo é simples: primeiro, sirva um copo de vodca, depois pegue uma fatia de salo e coloque-a sobre um pedaço de pão preto. Se desejar, você pode adicionar cebolinha, pimentão ou algo mais. Antes de comer, peça o pão preto perfumado (se estiver com cheiro ruim, significa que você bebeu demais), depois pegue o copo de vodca, escorra e engula o salo e o pão preto.

       O salo não é popular apenas na Ucrânia, mas também em países do Leste Europeu, como Rússia e Bulgária. Devido ao seu alto calor, também é muito popular nas regiões mais frias do norte da Europa. Mas, para os ucranianos, o salo é diferente na Ucrânia do que em outros países. Com uma história milenar, o salo ocupa um lugar especial no coração dos ucranianos.
 2. Borscht
       O borscht ucraniano, também conhecido como sopa de repolho roxo ou sopa sóbria, é uma sopa espessa de legumes originária da Ucrânia. Pode ser apreciado quente ou frio. O borscht é tipicamente feito com beterraba como ingrediente principal, frequentemente com batatas, cenouras, espinafre, pedaços de carne bovina e creme, resultando em uma cor vermelho-púrpura.
      Esta iguaria chegou à Concessão de Xangai junto com os refugiados russos brancos no início do século XX. Como a beterraba não é adequada para o cultivo no clima de Xangai e os xangaienses não estão acostumados ao sabor azedo do borscht, eles substituíram a beterraba por repolho e usaram molho de tomate para ajustar a cor da sopa e aumentar a doçura .
       O borscht ucraniano costuma ser servido com carne local em conserva para um sabor mais rico. Também é melhor apreciado com coentro e creme azedo de alta concentração, acompanhado de pão preto autêntico.
Material:
1 perna de boi
1 beterraba
1 batata
1 cenoura
1 cebola
1 repolho
quantidade apropriada de óleo
1 punhado de cebolinha verde
Um pouco de erva-doce
sal a gosto
Molho de tomate a gosto
Um pouco de açúcar
Uma pitada de pimenta-do-reino
prática:

1. Pegue uma boa perna de boi, retire a carne da perna, corte em pedaços, coloque na panela e escalde, retire a espuma de sangue e as impurezas e cozinhe em fogo baixo.

2. Lave e corte as beterrabas, batatas, cenouras, cebolas e repolho e reserve

3. Aqueça o óleo em uma wok, adicione batatas, cenouras e repolho, refogue e despeje na wok e cozinhe com a carne.

4. Aqueça o óleo em uma wok e refogue as beterrabas. Adicione o molho de tomate e refogue depois de cozidas. Retire um pouco da sopa da panela com a carne, adicione à wok e continue refogando. Despeje na panela com a carne.

5. Adicione chalota e erva-doce à sopa, polvilhe com a quantidade adequada de sal, açúcar e pimenta-do-reino, misture bem e sirva.

3. Pão Festivo Babka e Paska

        A Ucrânia, lar de quase três quartos do solo negro do mundo , é conhecida como o "celeiro da Europa". Seus recursos abundantes fomentaram uma culinária diversificada, enriquecida ainda mais por sua história sob o domínio polonês e russo, que trouxe culturas culinárias distintas. Na Ucrânia, o pão é um elemento presente na vida cotidiana, desde casamentos e funerais até pães especiais reservados para festivais e ocasiões especiais.

       Korovai é um pão fofinho geralmente assado em casamentos. Os ancestrais do povo ucraniano acreditavam que o pão era uma criança vinda do campo e fecundada por Deus. Quanto maior o korovai no casamento, melhor. Eles são feitos em formatos como o sol e o círculo, simbolizando riqueza e felicidade.
       Pão de fermentação natural. Os ucranianos fazem pão com fermento natural e diferentes tipos de farinha. A farinha de centeio é usada no dia a dia, enquanto o pão redondo de trigo branco, chamado Palyanytsya, é feito para feriados e ocasiões especiais.
       Paska é um pão muito famoso da Ucrânia, assado na Páscoa. Todo o processo de fabricação da Paska é um ritual especial. A pessoa que prepara a massa deve estar de bom humor, a massa deve crescer em um local completamente silencioso e os ingredientes usados ​​para fazer o pão devem estar intactos.

4. Bolinhos ucranianos (Varenyky)

      Os dumplings, originalmente conhecidos como "bianshi", surgiram na Europa Oriental e na Ásia Ocidental. Eram feitos com massa de farinha de trigo enrolada em uma variedade de recheios. Portanto, só porque os dumplings são feitos constantemente e têm uma grande variedade de variações não significa que sejam únicos. Variedades semelhantes podem ser encontradas do Cazaquistão à Polônia. Os dumplings ucranianos, por outro lado, são mais exóticos, com uma grande variedade de recheios, doces e salgados, e em qualquer tamanho. Os recheios padrão incluem carnes e queijos variados, enquanto opções mais incomuns incluem abóbora, azeitonas, purê de batatas e outros ainda mais surpreendentes, como morangos e cerejas. Os ucranianos costumam saborear seus dumplings com creme azedo.

       Vremlini não são apenas deliciosos, mas também um prato básico em banquetes de Estado. Quando George W. Bush visitou a Ucrânia, foi presenteado com varenyli recheado com cerejas. Muitos restaurantes na Ucrânia vendem varenyli, geralmente recheados com queijo cottage, mas muitos ucranianos preferem fazê-los em casa. Assim como acontece com as pessoas, saborear varenyli artesanal em uma casa ucraniana simboliza um forte vínculo.
5. Geleia de Porco Ucraniana Holodetts
     Um dos pratos frios mais apreciados pelos ucranianos, um caldo frio feito com a essência de ossos e cartilagens, e um dos alimentos mais evitados pelos hóspedes estrangeiros (exceto os do Leste e Sudeste Asiático), é o holodets, ou aspic. Antigamente, esse prato caro só podia ser degustado quando os convidados chegavam em casa. Um ou dois dias antes do jantar, o marido ou a esposa tinham que correr para o mercado, escolher a melhor coxa de porco fresca, lavá-la e limpá-la em casa, cozinhá-la por várias horas (6 a 7 horas) e depois congelá-la no ar frio da Ucrânia.
6. Panquecas de batata (Deruni)
         As panquecas de batata ucranianas tornaram-se populares na Polinésia no final do século XVIII e, posteriormente, espalharam-se por toda a Ucrânia. A primeira receita de panquecas de batata apareceu no livro de receitas "Shyttlera John" em 1830. Elas são simplesmente cozidas e servidas com creme azedo ou um caldo contendo cebola, presunto, alho, queijo, carne bovina, frango e cogumelos. Esse estilo de servir é comum em toda a Ucrânia, sendo o deruni particularmente popular no norte do país. Na maioria das vezes, o deruni é servido com creme azedo ou iogurte assado. Alternativamente, cebolas e cogumelos salteados podem ser servidos com um acompanhamento de creme azedo e despejados sobre as panquecas de batata. Na Ucrânia, este é frequentemente um prato de domingo, servido no café da manhã ou jantar.
Material:

2 batatas
, 1
cebola, 1
ovo, 1 colher de sopa de farinha,
um pouco de óleo de girassol,
uma pitada de pimenta-do-reino

sal a gosto

1 tigela pequena de creme de leite

prática:

1. Descasque as batatas e rale-as. Corte a cebola em fatias pequenas e coloque-as em uma tigela grande. Se a mistura de batatas estiver um pouco rala, torça-a e despeje a água da tigela.
2. Adicione os ovos, a farinha, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem
3. Adicione o óleo de girassol a uma panela aquecida em fogo médio.
4. Pegue uma colher de sopa de pasta de batata e espalhe na panela
Frite lentamente até dourar um lado, depois vire e frite até dourar ambos os lados. Sirva em um prato e regue as panquecas com creme azedo.
7. Frango Kyiv

       Frango à Kiev é um prato principal que você vai adorar para sempre depois de experimentar. A rigor, é um frango recheado tradicional que leva alho, picles e vários temperos, como pimenta. O frango é frito e depois grelhado. O método simples e o tempero rico fazem dele um dos pratos mais populares entre os moradores locais.

       A receita geralmente usa peitos de frango lavados e achatados. Um molho de alho é preparado previamente, depois polvilhado com pimenta e sal e marinado no molho de alho. Os peitos de frango marinados são então enrolados com picles e refrigerados para firmar. Em seguida, são empanados em farinha e fritos. Uma vez retirados da panela, são colocados diretamente no forno. Na hora de servir, vegetais como brócolis e tomate são adicionados para completar este prato delicioso.

Material:

1 peito de frango

1 colher de sopa de pasta de alho (Dicas 1)

Uma pitada de pimenta-do-reino

Um pouco de sal

2 colheres de sopa de farinha (ou amido de milho)

1 ovo

3 colheres de sopa de farinha de pão

prática:
1. Coloque o peito de frango sobre filme plástico e achate-o.
2. Polvilhe um pouco de pimenta-do-reino, sal e uma colher de molho de alho
3. Enrole o frango no centro, de todos os lados, e enrole-o formando uma bola com filme plástico. Coloque no congelador e leve à geladeira por 30 minutos. (O processo de resfriamento é importante para ajudar o frango a ficar firme. Se você pular o recheio, o creme provavelmente vazará, então resfriar é crucial.)
4. Após 30 minutos, retire o peito de frango da geladeira e passe-o na farinha, na gema batida ou na farinha de rosca, conforme necessário.
5. Coloque o frango empanado de volta no congelador por 15 minutos
6. Aqueça o óleo em uma panela a cerca de 180 graus e frite por 60 segundos
7. Vire após 60 segundos e frite por mais 60 segundos. Leve diretamente ao forno a 180 graus Celsius por 12 minutos.
8. Depois de assado, coloque-o em um prato e adicione seus acompanhamentos favoritos. O aroma transbordará quando você o abrir.
8. Salada de Batata Olivier
       As saladas ucranianas são tradicionalmente feitas com ingredientes simples e facilmente disponíveis. Os agricultores desta região apreciam saladas feitas com pepinos frescos ou em conserva e repolho em conserva com cebola e azeite. A salada de batata Olivier é uma salada popular com mais ingredientes e é a rainha de qualquer festa ucraniana, como uma festa de Ano Novo, casamento ou aniversário.
Material:

2 batatas

1 cenoura

2 ovos

1 tigela pequena de ervilhas

1 punhado de cebola branca

4 pepinos em conserva

1 peito de frango

Maionese conforme necessário

sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

prática:
1. Lave as batatas e cozinhe-as no vapor junto com os ovos.
2. Pique cebolas, picles e cenouras em pedaços pequenos
3. Lave o peito de frango e corte-o em pedaços pequenos. Adicione um pouco de vinho branco ou suco de limão e misture bem para remover o cheiro de peixe.
4. Ferva uma panela com água, adicione as ervilhas e as cenouras, cozinhe até ficarem prontas, adicione os vegetais e deixe ferver novamente por cerca de 2 minutos.
5. Retire os legumes, coloque o frango, desligue o fogo imediatamente, mexa e retire o frango imediatamente quando mudar de cor para evitar que o frango fique muito velho e afete o sabor.
6. Descasque e corte as batatas cozidas no vapor e coloque-as na saladeira
7. Adicione os outros ingredientes: batatas, cebolas, cenouras, ervilhas, ovos, frango, picles e, em seguida, adicione maionese, uma quantidade adequada de sal e pimenta-do-reino e misture bem.
9. Caviar Vegetariano
       Os ucranianos chamam isso de "Игра", que se traduz como "caviar vegetariano". O aroma da berinjela, a acidez do tomate, o aroma do alho e a textura maravilhosa das sementes de berinjela, resfriadas a cerca de 5 a 6 graus Celsius, resultam em um aperitivo delicioso. Embora o sabor não se compare ao do caviar, é um aperitivo verdadeiramente delicioso.
10. Torta de Cereja
       A maioria das tortas ucranianas tem recheio, assim como a versão com frutas dos bolinhos de alho-poró. Se você gosta de cerejas, pode experimentar a torta de cereja. A massa é frita e crocante em óleo. A região é rica em óleo de girassol de alta qualidade, que tem alto ponto de fumaça e é muito saudável para fritar.
11. Panquecas Nalysnyky
       Panquecas finas chamadas Nalesniki são um prato popular no entrudo. Essas panquecas têm uma variedade de recheios, desde queijo cottage doce ou frutas vermelhas em conserva até cogumelos fritos ou queijo bryndza. Tradicionalmente, os ucranianos fazem nalesniki com trigo, trigo sarraceno ou fubá. Elas são consumidas após o prato principal e antes da sobremesa.
 Quase todas as regiões da

       A massa desses blinis difere dos blinis comuns em sabor e textura; é mais elástica, algo que as panquecas comuns não conseguem. O recheio é colocado no centro e dobrado em formato retangular ou de envelope. Acredita-se que os blinis clássicos eram populares durante a época da Rússia de Kiev. Ao longo dos séculos, os recheios dos blinis foram variados, incluindo fermento, leite fresco e iogurte, carne magra, com ou sem ovos, sementes de papoula e muito mais. Sem dúvida, os blinis conquistaram os corações e os estômagos dos ucranianos.

Recheio doce:

      Frutas, frutas vermelhas, geleia, marmelada, mel, xarope, sementes de papoula, açúcar de confeiteiro e diversas especiarias, de canela a cardamomo. Alguns desses ingredientes são embrulhados dentro das panquecas e depois comidos com um envelope ou canudo de aperitivo. É possível criar sabores únicos com base no gosto pessoal, como canela, cravo ou cardamomo.

Recheios salgados:

       Carne moída, carne moída cozida, peixe moído e peixe picado, todos os quais podem ser fritos, cozidos, secos, defumados ou curados. Uma variedade de vegetais, de cogumelos a repolho simples, queijo e requeijão com ervas e especiarias, são boas opções para recheios deliciosos.

      As panquecas podem ser preparadas com antecedência e aquecidas conforme necessário, tornando-as perfeitas para o café da manhã ou um almoço leve. Também são perfeitas para quem tem preguiça e quer um lanche rápido. Além do recheio principal, costuma-se usar um molho. Por exemplo, o molho bechamel é perfeito para panquecas com carne, enquanto o molho sabayon é perfeito para panquecas com frutas vermelhas. Chocolate ou calda comum também são ótimas opções.

12. Salmão cremoso com mexilhões e molho de chocolate

       A cidade turística ucraniana de Odessa está situada no belo Mar Negro. Embora as águas profundas do Mar Negro não ofereçam frutos do mar, eles não sobrevivem ali. No entanto, as águas mais rasas oferecem, e os mexilhões, às vezes chamados de amêijoas, são uma especialidade local. Mexilhões cremosos, com seu sabor adocicado e cremoso infundido em mexilhões frescos, são uma experiência imperdível para os amantes de frutos do mar. Na Ucrânia, o salmão ganha um toque especial, com especiarias e molho de chocolate polvilhados sobre um fino sashimi de salmão, criando uma iguaria única.

13. Bebidas alcoólicas ucranianas

      Os ucranianos apreciam chá preto e café o ano todo. No verão, kvass e chope são vendidos em todas as ruas e também são as bebidas preferidas dos ucranianos para combater o calor. Durante os festivais, os homens costumam beber vodca (40% de álcool), conhaque ou "Sama Mercury" caseiro com concentração superior a 80%, enquanto as mulheres costumam beber vinho, champanhe, licor e diversas outras bebidas. É claro que beber cerveja e rasgar peixe seco e salgado na grama ao longo do rio Dnieper também é uma atividade de lazer popular entre os ucranianos.

       Kvass é uma bebida com baixo teor alcoólico popular na Rússia, Ucrânia e outros países do Leste Europeu. É feita de pão fermentado e tem cor semelhante à da cerveja, mas levemente avermelhada.

Etiqueta ucraniana para refeições

      Os ucranianos são muito criteriosos quanto ao uso de talheres e também prestam muita atenção à etiqueta à mesa. Ao servir chá, café, chocolate quente ou leite em copos ou xícaras, não devem enchê-los demais. Além disso, é costume usar xícaras de chá com pires ao servir bebidas para mulheres, enquanto xícaras de chá com porta-copos de metal são frequentemente usadas para servir bebidas para homens.

       Ao receber convidados, os ucranianos servem uma variedade generosa de pratos, muitas vezes perguntando aos convidados com antecedência o que eles gostam e quaisquer tabus ou exigências. As refeições também são muito formais, com as pessoas evitando se movimentar ou gesticular enquanto comem. As conversas são mantidas em voz baixa e conversas em voz alta são evitadas. Qualquer pessoa que bater com a faca ou o garfo nos pratos será imediatamente interrompida pela pessoa ao lado.

      A Ucrânia é um dos últimos segredos da Europa e um dos destinos turísticos menos visitados. Possui ricas tradições populares, arquitetura medieval requintada e as deslumbrantes Montanhas dos Cárpatos. É um lugar vasto, diverso, desconhecido e inexplorado.

Comida e Culinária