Fale sobre a culinária irlandesa

       A Irlanda, uma nação insular no extremo oposto da Europa e um dos quatro estados neutros permanentes do mundo, é famosa por suas belas paisagens naturais, rica herança cultural e povo acolhedor. Os celtas chegaram à Irlanda entre 600 e 500 a.C., seguidos pelos vikings no século XV e pela colonização britânica da Irlanda no século XVII. Ao longo dos séculos, diversas culturas influenciaram a cultura culinária irlandesa.

      A Irlanda tem um clima quente e úmido e uma tradição de agricultura dispersa, transmitida de geração em geração. As vastas pastagens que crescem quase o ano todo permitem que o gado e as ovelhas locais pastam livremente nas ricas pastagens ao ar livre.

       A dieta irlandesa é baseada principalmente em carne e pão, e sua dieta tradicional é muito semelhante à dos britânicos. As refeições em família consistem principalmente de batatas, vegetais e carne bovina . As batatas podem ser cozidas de diversas maneiras, enquanto os vegetais são principalmente cozidos. Como a capital, Dublin, fica perto do mar, há uma abundância de frutos do mar frescos, e pratos com frutos do mar também são abundantes.
       A Irlanda incorporou os hábitos alimentares de outros países, como França e Itália, com base em sua dieta tradicional. A culinária irlandesa não é gordurosa e é muito leve. As refeições principais geralmente consistem em batatas, carne (cordeiro, porco, frango) ou peixe e um ou dois vegetais (cenoura, aipo, cebola, pimentão, pepino e cogumelos são todos vegetais sazonais), consumidos crus (salada) ou cozidos. Além disso, os irlandeses adoram consumir laticínios, ovos, leite, frutas, etc.

       Do tenro cordeiro na primavera ao peixe suculento no verão, passando por ensopados e sopas no inverno, e batatas o ano todo, a culinária irlandesa é simples, porém farta, mudando conforme as estações. Como a Irlanda é cercada pelo mar, frutos do mar também são uma iguaria imperdível, como ostras suculentas, lagostas frescas e o delicioso salmão.

       Há um provérbio irlandês que diz:  "Só há duas coisas no mundo com as quais você não deve brincar: casamento e batatas". Batatas são para a Irlanda o que arroz e pão cozido no vapor são para a Irlanda: um alimento básico na maioria das mesas irlandesas. Séculos de cultivo incutiram uma profunda afeição por esta cultura, uma delícia doce que conquistou não só o paladar dos irlandeses, mas também seus corações.

       A influência da batata no coração dos irlandeses permanece incomparável. Conhecida como a "maçã subterrânea", a batata possui alto valor nutricional e medicinal. Ela é usada em uma ampla variedade de pratos da culinária ocidental, incluindo assados, cozidos, fritos, grelhados e no preparo de batatas fritas, chips, purê de batatas, batatas fritas, molhos, sopas, ensopados e o prato clássico irlandês, a salada de repolho. Não é incomum ver dois ou três pratos diferentes de batata em uma mesa irlandesa.

Existem seis tipos comuns de batatas encontradas em supermercados irlandeses:

1. Rainhas

Se você quiser fazer batatas assadas, a Queen é a sua melhor escolha. A casca crocante da batata assada também é uma delícia.

2. Batatinhas

Batatas baby são mais firmes do que a maioria, então são ótimas para salada. Elas também vêm em variedades como Charlotte e Emily!

3. Maravilha Dourada

As batatas Golden Wonder são ótimas para assar, mas se desfazem quando cozidas, por isso não são ideais para amassar.

4.  Maris Piper

Com sua casca amarelo-dourada e interior branco-creme, elas têm um sabor delicioso e raramente mudam de cor quando cozidas, o que as torna uma das melhores variedades de batata para experimentar. Aliás, são a variedade de batata mais popular na Irlanda.

5.  Galo

Batatas-galo são uma ótima opção para fazer chips ou batatas fritas, pois são mais úmidas e firmes do que outras variedades. Também são mais fáceis de descascar, pois têm um formato mais uniforme e menos caroços. Você as reconhecerá pela casca rosada. Eu costumo usá-las para ensopados, como berinjela e feijão, porque são maiores e mais fáceis de cortar.

6. Rosa de Kerr

A Kerr's Pink tem um sabor mais terroso do que outras variedades, e o irlandês explica que "ou você gosta ou não". Mas se você gosta do sabor, elas rendem ótimas batatas assadas ou purê de batatas.

       Na verdade, os irlandeses, incluindo um grande número de estrangeiros, não comem em horários diferentes, como manhã, meio-dia e noite. Eles comem sempre que sentem fome. Contanto que seja chá, batatas, pão de soda e um ou dois peixes, pode ser considerado uma refeição na Irlanda. O café da manhã irlandês tradicional é extremamente rico: inclui linguiça irlandesa, bacon, morcela preta, morcela branca, ovos, batatas malpassadas e batatas cozidas, feijão-da-índia, pimentões brancos, manteiga irlandesa e queijo Dubliner.

        Tradicionalmente, os irlandeses apreciam uma . Para alguns, o café da manhã também inclui aveia, bacon e ovos. Por volta das onze horas, a maioria das pessoas para para um "lanche" para comer com o chá e, às vezes, com café. A refeição principal geralmente é servida por volta da uma hora e pode incluir uma sopa quente de peixe e legumes ou uma caçarola. Qualquer prato é servido com pão de soda, pão de batata ou batatas fritas. Cerveja preta irlandesa ou leitelho fresco são bebidas possíveis, e pudim é uma possível sobremesa. O chá no final da tarde pode incluir alguns sanduíches pequenos e bolos, ou até mesmo um prato de peixe quente. O jantar, por volta das oito horas da noite, é leve .

Aqui estão algumas iguarias irlandesas comuns.

1. Purê de Batatas Irlandês Colcannon

       O purê de repolho irlandês com batatas consiste em repolho ou couve misturados com purê de batatas, embora diferentes regiões da Irlanda possam usar algas marinhas, urtigas ou alho selvagem. Misture o alho-poró derretido e o alho no repolho com listras escuras e no purê de batatas. Lave bem um alho-poró fino (pois pode conter muita sujeira), corte-o em fatias finas e adicione-o a uma frigideira com manteiga. Cozinhe em fogo baixo, adicionando um pouco de água se o alho-poró começar a dourar. Depois de amolecer, misture um punhado grande de repolho Lacinato picado e um dente de alho picado, tampe e cozinhe até que o repolho esteja macio, mas não seco. Enquanto isso, ferva, descasque e amasse as batatas. Tempere a mistura de repolho e alho-poró com sal e pimenta e misture ao purê de batatas. Prove o sal e ajuste se necessário e cubra com um pequeno pedaço de manteiga.

2. Pão de Soda

       O pão também é um alimento essencial neste país, então a segunda iguaria irlandesa que trazemos para você é: o pão de soda irlandês. O pão de soda irlandês é um dos pratos típicos deste país. Este pão é muito diferente do pão que costumamos comer. A textura é crocante por fora e macia por dentro. É muito delicioso.

Material:
100g de farinha com baixo teor de glúten
10g de manteiga (ou azeite)
5 gramas de açúcar granulado
90g de leitelho ou iogurte sem açúcar
5g de fermento em pó
1,25 gramas (1/4 colher de chá) de bicarbonato de sódio
20g de passas (deixe de molho em rum ou água)

prática:

1. Primeiro peneire a farinha, misture com o fermento, o bicarbonato e o açúcar e, em seguida, adicione a manteiga amolecida
2. Use uma espátula para pressionar e mexer até que o óleo e o pó estejam completamente misturados (você também pode pegar e amassar diretamente com as mãos)

3. Adicione o leitelho (ou iogurte sem açúcar) e mexa com uma espátula até formar uma massa homogênea. Use uma espátula para misturar rapidamente a massa na tigela por cerca de 30 segundos. A massa ficará significativamente mais lisa após a mistura. Não mexa demais, caso contrário, a textura do produto final pode ficar muito áspera.

4. Forre a assadeira com papel manteiga e despeje a massa na assadeira até formar uma massa redonda (a massa é pegajosa, então use uma espátula para raspar a massa da tigela para a assadeira).

5. Peneire uma camada grossa de farinha sobre a massa como decoração e, em seguida, use uma faca para fazer um corte profundo em forma de cruz. Mergulhe a faca na água para fazer o corte, caso contrário, o corte grudará na faca.
6. Se quiser que o pão inche mais visivelmente depois de assado, você pode colocar um pedacinho de manteiga na borda. Coloque a massa no forno preaquecido a 200°C e asse por cerca de 20 minutos, até que o pão esteja totalmente estufado e a superfície esteja marrom-avermelhada.

7. O pão pode ser consumido depois de esfriar. O pão da foto é o resultado da aplicação de manteiga na lâmina. Após o cozimento, toda a lâmina se expandirá significativamente.

8. Como tem muito pouco açúcar e óleo, se não gostar do sabor, pode cortar o pão em fatias e comê-lo com iogurte ou compota.

3. Torta de Pastor

       Quando se trata da culinária irlandesa, em primeiro lugar, os hábitos alimentares do país são um tanto semelhantes aos do Reino Unido, com foco em vegetais, batatas e carne bovina. O pão também é um dos pratos favoritos dos irlandeses. Então, o primeiro prato irlandês que recomendo é a torta de carne moída. Este prato, que combina carne e vegetais, é simples de preparar e tem um sabor absolutamente perfeito.

Material:

A. Carne moída

1 libra de carne moída
Meia cebola
1/2 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 dentes de alho
1 xícara de água (ajuste conforme o uso)
Vegetais congelados (vegetais frescos também são aceitáveis)
Alecrim/tomilho a gosto
Pimenta em pó a gosto
sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
B. Purê de batatas

2 libras de batatas

1 colher de sopa de manteiga

quantidade apropriada de leite 

sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

prática:

1. Despeje o azeite na panela e adicione a manteiga. Depois que a manteiga derreter, adicione a cebola picada e refogue até perfumar. Em seguida, adicione o recheio de cordeiro/carne e refogue tudo junto.

2. Quando o recheio de carne estiver cozido, adicione a farinha, depois adicione sal a gosto e, em seguida, adicione seus temperos e temperos favoritos.

3. Adicione pimenta-do-reino moída na hora e alho ao recheio de carne. Refogue uniformemente e adicione água até cobrir metade do recheio. Cozinhe em fogo baixo.

4. O recheio de carne começará a engrossar após cerca de 3 minutos de cozimento. Desligue o fogo depois que o recheio de carne e a sopa estiverem completamente absorvidos. Após desligar o fogo, adicione os pedaços de vegetais e misture-os ao recheio de carne. Está pronto para usar.

5. Descasque as batatas e coloque-as em uma panela, encha-a com água, adicione um pouco de sal e cozinhe até que as batatas estejam macias e possam ser facilmente amassadas com uma colher. Desligue o fogo, escorra a água, adicione a manteiga e misture bem.

6. Depois de adicionar a manteiga, o purê de batatas já estará bem grudento. Adicione leite ao purê para ajustar a consistência. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Você pode usar uma colher ou espátula para amassá-lo diretamente.

7. Coloque uma camada de recheio de carne na assadeira, espalhe o purê de batatas por cima e alise, faça algumas marcas e polvilhe um pouco de pimenta em pó. Asse no forno a 230 graus Celsius por cerca de 15 minutos, até a pele ficar crocante.

4. Dublin Coddle

      Assim como a torta de carneiro, o Dublin coddle é um ensopado tradicional irlandês. É um prato típico da classe trabalhadora irlandesa, tipicamente cozido lentamente por horas com presunto (bacon irlandês), batatas, cebolas, cenouras e ervas, além de linguiça de porco. Este ensopado rápido e fácil não tem receita definida e costuma ser servido com pão de soda ou pão integral irlandês.

5. Ensopado de carne irlandês

      A Irlanda ostenta um clima quente e úmido e uma longa tradição de agricultura dispersa. Vastas pastagens crescem quase o ano todo, permitindo que ovelhas e gado pastam livremente em pastagens abundantes. Não é surpresa, portanto, que a Irlanda seja capaz de produzir alimentos saudáveis, macios, deliciosos e com sabor autêntico. O famoso ensopado irlandês (cordeiro e carne bovina) é uma experiência surpreendente e memorável, demonstrando como um ensopado pode ser simples.

Material:

Peito bovino Angus 500g

1 batata

1 cebola

1 cenoura

6 dentes de alho

600ml de caldo de carne

150ml de cerveja preta irlandesa e 150ml de vinho tinto

300ml de água

2 colheres de sopa de molho de tomate

1 colher de sopa de molho de soja

1/2 colher de pimenta-do-reino

1 colher de sopa de açúcar

Manteiga, salsa picada, tomilho e um pouco de louro

prática:

1. Descongele o peito bovino, limpe e corte em pedaços e escalde em água

2. Despeje o óleo na panela, adicione o peito bovino escorrido e frite até mudar de cor.

3. Leve ao fogo médio, adicione o alho e refogue até ficar perfumado, depois despeje tudo na caçarola

4. Adicione o caldo de carne, a água, a cerveja escura, o vinho tinto, o molho de tomate, o açúcar, o tomilho, as folhas de louro e o molho de soja, mexa bem e leve para ferver.

5. Abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora, mexendo no meio para evitar que grude.

6. Corte as cenouras em cubos e pique as cebolas. Derreta a manteiga em uma panela e refogue as cebolas e as cenouras em fogo baixo até ficarem perfumadas.

7. Após fritar, coloque na caçarola junto com as batatas cortadas em cubos, adicione pimenta-do-reino e sal e deixe cozinhar por 30 minutos.

8. Retire a gordura da superfície e polvilhe com uma quantidade adequada de salsa picada.

6. Dublin Coddle com linguiça defumada e risoto

      Este prato, feito com fatias finas de bacon, linguiça de porco, batatas e cebolas, é uma delícia para quem gosta de calorias. Reza a lenda que o Coddle era originalmente uma maneira de aproveitar as sobras da cozinha, mas agora é uma iguaria comum para muitos dublinenses, com escritores como Jonathan Swift e James Joyce entre seus fãs.

7. Morcela

      Apesar do nome, morcela não é uma sobremesa. Morcela é, na verdade, um tipo de morcela feita com sangue de porco, aveia e uma variedade de ervas. É um prato nutritivo e saudável. Recentemente, tem sido destaque na mídia como um "superalimento", acompanhado de uma tigela de framboesas e fogo . A morcela é frequentemente servida como parte de um café da manhã tradicional irlandês, frequentemente acompanhada de cogumelos salteados, batatas assadas e feijão cozido em molho de tomate. Uma xícara de café é um ritual perfeito para acordar pela manhã.

8. Panquecas de batata com salmão defumado

       O salmão é produzido principalmente em quatro regiões: Noruega, Escócia, Irlanda e Oceano Pacífico. O salmão de cada região tem textura e sabor únicos. Este autêntico prato irlandês é simples de preparar, semelhante às panquecas tradicionais. Basta misturar todos os ingredientes em um processador de alimentos, cobrir as panquecas de batata fritas com salmão defumado e espalhar queijo por cima para um sabor delicioso e duradouro. Aprecie com o chá da tarde ou como prato principal.

Material:

Batatas: 3

Salmão defumado: quantidade adequada

Farinha: 2 colheres de sopa

Farinha de batata-doce: 2 colheres de sopa

2 ovos

Pimenta: quantidade adequada

Sal: conforme necessário

Molho de maionese: a gosto

Ovas de peixe: quantidade adequada

Cebolinha: quantidade adequada

Alho: 2 dentes pequenos

Chalotas: 3 pequenas

prática:

1. Descasque e corte as batatas em cubos, limpe as chalotas e o alho e coloque-os num processador de alimentos

2. Adicione os ovos, a farinha e o amido de batata-doce

3. Misture todos os ingredientes até formar uma pasta

4. Aqueça 1 colher de sopa de óleo e frite as panquecas de batata em fogo médio-baixo até dourar.

5. Espalhe um pouco de molho de maionese nas panquecas de batata

6. Coloque o salmão defumado, o caviar e o molho de maionese por cima e, por fim, finalize com cebolinha verde.

9. Café Irlandês
         O Irish Coffee é, na verdade, um coquetel, assim como o Long Island Iced Tea. Embora sejam chamados de café ou chá gelado, ambos são coquetéis.O café irlandês é tão especial que tem até um copo dedicado, o "Irish Coffee Cup". Duas linhas douradas percorrem a parte interna da xícara, uma perto do fundo e outra perto da borda. Essas linhas representam o romance apaixonado da bebida e a qualidade profunda e atemporal do café — a própria essência do amor. O café irlandês não tem apenas uma história cativante; prepará-lo exige muito cuidado, sem pressa e sem negligenciar os mínimos detalhes. Talvez essa também seja a essência do amor.

       A história da origem do Irish Coffee é a seguinte: durante a Segunda Guerra Mundial, o Aeroporto de Foynes, perto de Limerick, Irlanda, na costa leste do Atlântico, tornou-se uma base aérea para voos transatlânticos. As bases aéreas frequentemente paravam apenas para reabastecimento, e as condições climáticas exigiam que os passageiros passassem a noite no local. Então, o chef Joe Sheridan abriu um novo restaurante para esses passageiros. Certa noite, um voo retornou à base aérea. Com pena dos passageiros atrasados, com frio e cansados, Joe Sheridan decidiu adicionar uísque e creme ao café. O resultado foi um grande sucesso, e os passageiros ficaram profundamente comovidos. O escritor de viagens Stanton Delaplane introduziu o Irish Coffee nos Estados Unidos, e ele ganhou grande popularidade.

Material:

Uísque irlandês

creme de leite fresco

expresso

açúcar

prática:

1. Para preparar o café irlandês, você precisa usar um copo de vidro grosso. Antes de prepará-lo, coloque a colher na xícara e pré-aqueça-a com água fervente. O objetivo é manter o café quente e aromático por mais tempo.

2. Despeje uma certa quantidade de uísque irlandês, açúcar e café irlandês e mexa até dissolver completamente o açúcar

3. A parte mais engenhosa: Bata o creme e use uma colher para escorrer, deixando o creme escorrer pelas costas da colher sobre o café para criar uma mistura em camadas.

4. Sente-se e beba quente, sem mexer. Aproveite o creme gelado e o uísque irlandês e o café quentinhos.

10. Bacon e repolho

      Este é um prato um tanto insosso e nada apetitoso, mas é um verdadeiro favorito da família irlandesa. A receita é simples: pegue uma paleta ou lombo de porco em conserva, corte-o e ferva-o em água. Adicione repolho ou salsa e sirva depois de cozido. Este é um dos pratos favoritos dos irlandeses. Embora a massa seja o prato mais comum entre os irlandeses, bacon e repolho, sem dúvida, ocupam um lugar especial no coração de cada irlandês.

      A comida nacional da Irlanda é semelhante à da maioria dos países europeus, mas também tem seu próprio estilo único, com alimentos básicos tradicionais conhecidos e amados há séculos. Os primeiros alimentos básicos eram aveia e laticínios. Os laticínios ainda são populares, embora o chá e a cerveja preta sejam mais populares . O peixe é facilmente encontrado devido à sua ampla disponibilidade e geralmente é mais barato do que a carne. Para a maioria dos irlandeses, "carne" geralmente se refere a várias carnes, salsichas ou produtos de carne de porco, não por preferência, mas por razões econômicas. A tradicional manhã irlandesa é mais europeia, com um simples ovo frito com salsicha, bacon e bacon, acompanhado de uma xícara de chá ou café, semelhante a um café da manhã inglês tradicional .

Comida e Culinária