crisântemo

origem

Existem várias teorias principais sobre a origem do crisântemo moderno. Primeiro, o crisântemo original foi formado por meio de hibridização natural entre o crisântemo peludo , o crisântemo selvagem e o crisântemo selvagem roxo , seguido de cruzamentos artificiais. Segundo, diferentes variedades de crisântemo foram hibridizadas artificialmente para formar "crisântemos sintéticos" com o mesmo número de cromossomos dos crisântemos, que são classificados como crisântemos. Terceiro, crisântemos amarelos selvagens foram hibridizados com crisântemos peludos, e então os crisântemos selvagens roxos hexaplóides também foram envolvidos na hibridização. Após múltiplas hibridizações naturais e cruzamentos artificiais, formou-se um crisântemo original estereotipado e colorido. Em quarto lugar, o crisântemo original foi formado por hibridação direta entre crisântemos amarelos selvagens e pequenos crisântemos vermelhos nativos do norte da China . Em quinto lugar, os estudiosos japoneses acreditam que o progenitor híbrido do crisântemo selvagem original foi o crisântemo selvagem produzido no Japão , mas os crisântemos no Japão foram originalmente introduzidos. Portanto, o progenitor híbrido do crisântemo selvagem original deve ser uma espécie de crisântemo selvagem [4] . Com base nas conclusões da pesquisa acima, os crisântemos cultivados modernos são complexos híbridos formados por hibridação interespecífica natural de espécies de crisântemos selvagens nos cursos médio e inferior do rio Yangtze , e então seleção e cultivo artificiais de longo prazo [4] [10] .

História do cultivo

O crisântemo tem uma longa história de cultivo. Seu nome apareceu pela primeira vez no " Zhouguan " (Livro dos Oficiais de Zhou) [11] . Já na Dinastia Xia , havia um registro do crisântemo como um símbolo sazonal das atividades agrícolas no " Xia Xiaozheng " (Livro de Xia). Durante as Dinastias Qin e Han, o crisântemo era usado principalmente para beber, fins medicinais ou comestíveis [11] [7] . Desde a Dinastia Jin, o crisântemo foi introduzido no cultivo rural como planta ornamental [4] [7] . Na Dinastia Tang, o crisântemo atingiu o desenvolvimento inicial e era amplamente cultivado. Variedades com diferentes cores de flores, como branco, roxo e vermelho, apareceram. Na Dinastia Song , o crisântemo evoluiu do cultivo em campo aberto para o cultivo em vasos, e até mesmo o crisântemo enxertado apareceu. As técnicas de cultivo continuaram a melhorar e monografias sobre a arte do crisântemo continuaram a surgir. Entre elas, o " Livro do Crisântemo " de Liu Meng foi a primeira monografia sobre crisântemo. Durante as dinastias Ming e Qing, o número de variedades de crisântemo aumentou e as técnicas de cultivo desenvolveram-se rapidamente. Mais de 50 monografias sobre crisântemo surgiram uma após a outra, com um total de quase 2.000 variedades [4] [7] .
Por volta do século VIII, os crisântemos foram introduzidos no Japão ; no final do século XVII, os crisântemos foram introduzidos na Europa ; no século XVIII, os crisântemos foram introduzidos na França ; e em meados do século XIX, os crisântemos foram introduzidos na América do Norte; desde então, os crisântemos têm sido cultivados em todo o mundo [4] .

Características morfológicas

Tronco

A planta crisântemo tem 60-150 cm de altura, com um caule ereto que é dividido em uma parte aérea e uma parte subterrânea. O caule aéreo é principalmente ramificado; o caule jovem é verde-claro ou marrom e é coberto por pelos grisalhos ou pelos macios . [2] [3] [4]

folha

As folhas do crisântemo são alternadas, ovaladas a lanceoladas , de 5 a 15 cm de comprimento, com bordas entalhadas e serrilhadas, pinadas lobadas ou meio fendidas e cobertas por pêlos brancos curtos no dorso . [2] [4] As folhas do crisântemo têm ou não pecíolos , de 1 a 2 cm de comprimento; as estípulas estão presentes em ambos os lados do pecíolo ou as estípulas são degeneradas . [2] [4] Dependendo da variedade do crisântemo, o formato da folha pode ser dividido em 8 categorias, a saber, folhas retas, folhas retas profundas, folhas longas , folhas longas profundas, folhas redondas, folhas de girassol, folhas fofas e folhas de barco. [4]
Folhas de crisântemo

flor

A inflorescência do crisântemo é solitária ou várias são agrupadas no topo dos ramos, com um diâmetro de 2 a 30 cm [2] [3] [4] ; a inflorescência tem múltiplas brácteas, a camada externa [2] [3] [4] . A inflorescência tem dois tipos de flores, flores tubulares (flores tubulares) e flores liguladas . As flores tubulares são amarelas, a corola é conectada em um tubo, as flores são bissexuais, o centro é o pistilo , o estigma é bilobado, o ovário é inferior, há um ventrículo e há cinco estames ; as flores liguladas crescem na borda da inflorescência, a cor da flor é rica, incluindo branco, roxo, vermelho ou amarelo, há apenas um pistilo, os estames são degenerados, o formato da flor é maior e pode ser dividido em cinco tipos: plano, tubular, osmanthus, colher e deformado [2] [3] [4] .

Frutas e sementes

As sementes de crisântemo são de cor marrom , com 1 a 3 mm de comprimento e 0,9 a 1,2 mm de largura. Os aquênios são ligeiramente pontiagudos na parte superior, planos e em forma de cunha, com cristas longitudinais na superfície. Há uma semente no fruto, e a semente não possui endosperma. O peso de 1.000 sementes é de cerca de 1 grama [4] .

Distribuição de espécies

O crisântemo é nativo do Japão, que é o centro de origem do crisântemo [4] [7] ; mais tarde foi introduzido no Japão , Europa , França , América do Norte e outros países para cultivo, e agora é amplamente cultivado em todo o mundo [4] .

Hábito de crescimento

O crisântemo é altamente adaptável e prefere bastante luz solar, mas também é ligeiramente tolerante à sombra [4] ; prefere clima frio e é relativamente resistente ao frio, com uma temperatura ótima de crescimento de 18-21 ° C. Pode tolerar altas temperaturas de 32 ° C e baixas temperaturas de 10 ° C, e seus rizomas subterrâneos podem tolerar baixas temperaturas de -10 ° C; é relativamente tolerante à seca e evita o alagamento; prefere crescer em solo arenoso que contém húmus, é fértil e solto, tem uma camada de solo profunda e é bem drenado; é resistente a álcalis fracos e pode crescer em solos ligeiramente ácidos a neutros, com um pH do solo de 6,2-6,7 sendo o mais adequado; evita [4] [5] .

Método de reprodução

Reprodução natural

O crisântemo é [12] . Além disso, depois que as flores do crisântemo murcham, a maioria dos caules acima do solo morre, e os caules subterrâneos brotam na primavera do ano seguinte, e então crescem e se desenvolvem em novas plantas [4] .

Reprodução artificial

Propagação de sementes

Após a maturação das sementes de crisântemo no inverno, colete-as, seque-as e armazene-as; em seguida, escolha solo solto e semeie-as adequadamente de fevereiro a abril; cubra o solo após a semeadura e reforce o manejo do campo; as sementes de crisântemo germinam lentamente em temperaturas acima de 10 °C, e a temperatura adequada para germinação é de 25 °C. Devido à emergência irregular da propagação das sementes, os crisântemos geralmente não são propagados por este método [4] [6] .

Propagação de estacas

Os principais métodos de propagação por estacas de crisântemo incluem estacas de madeira macia, estacas de gemas e estacas de gemas foliares [4] . As estacas de madeira macia são as mais utilizadas e são realizadas em abril e maio. Ramos adequados são selecionados como estacas [4] [13] .

Enxerto

A enxertia de crisântemo geralmente utiliza como porta-enxertos Artemisia annua e Artemisia argyi , que apresentam forte crescimento e sistemas radiculares bem desenvolvidos , e é realizada em dias ensolarados de maio e junho [4] [6] .

Camadas

A mergulhia é um método comum de propagação de crisântemos. Os ramos ou caules da planta-mãe são descascados em anéis ou cicatrizados e, em seguida, pressionados no solo. Após criarem raízes, os ramos ou caules são cortados para formar novas plantas independentes . [13] Alternativamente, as plantas com sementes podem ser desenterradas por volta de Qingming ou no final do outono, os brotos dos pés com raízes separados e, em seguida, transplantadas para fortalecer a manutenção e o manejo . [5]

Cultura de tecidos

A cultura de tecidos tem as vantagens de usar menos materiais, produzir um grande número de mudas e manter excelentes características, sendo frequentemente usada para propagar crisântemos [4] . As pontas dos caules, folhas, segmentos jovens dos caules e botões florais dos crisântemos podem ser usados ​​como meio de cultura [4] [14] .

Gestão do cultivo

Plantio

Cultivo em campo aberto

Os crisântemos são adequados para plantio em valas profundas e cumes altos. A época de plantio varia de acordo com a variedade. Por exemplo, os crisântemos de verão são adequados para plantio no final de junho, enquanto os crisântemos de outono são adequados para plantio no início de julho. A densidade de plantio deve ser razoável durante o plantio [14] .

Plantas em vasos

Existem três métodos principais para cultivar crisântemos em vasos de plantas: cultivo de raízes em um estágio, cultivo de raízes em dois estágios e cultivo de raízes em três estágios [4] [6] .

Cultivo de flores de corte

O cultivo de flores de crisântemo para corte pode garantir o fornecimento durante todo o ano [4] . Adicionando luz ou sombra artificialmente, ajustando a temperatura, umidade, condições de ventilação, etc., o período de floração dos crisântemos pode ser artificialmente antecipado ou atrasado, de modo que as flores de crisântemo para corte possam ser colocadas no mercado em lotes ao longo do ano. Variedades adequadas de flores de corte frescas incluem crisântemos médios e alguns crisântemos grandes, dependendo das condições de mercado; flores de corte são melhor cultivadas em solo franco-arenoso bem drenado [4] .

Gestão de água e fertilizantes

A rega é fundamental para o crescimento dos crisântemos. Regue adequadamente na primavera, aumente a rega no verão e controle a rega no outono. A quantidade de rega deve ser determinada de acordo com a necessidade hídrica do crisântemo em cada estágio de crescimento, de modo a atingir um equilíbrio adequado entre a secura e a umidade [5] .
Deve-se aplicar fertilizante suficiente ao plantar crisântemos [5] .

Beliscar e desbastar brotos

Quando os ramos do crisântemo atingirem um determinado comprimento, as pontas superiores e tenras devem ser removidas a tempo para promover o crescimento de novos ramos. O número específico de pinças deve ser determinado de acordo com a finalidade do crisântemo [5] . Após o surgimento dos brotos do crisântemo, eles devem ser desbastados adequadamente, removendo todos os brotos laterais abaixo do broto principal superior [5] .

Controle de pragas

As principais doenças do crisântemo incluem mancha marrom, oídio, mancha preta , podridão da raiz, ferrugem, etc. Métodos de prevenção e controle: Melhorar a ventilação, transmissão de luz e drenagem; limpar e queimar folhas caídas e doentes; pulverizar [4] [5] .
As principais pragas dos crisântemos incluem ácaros , pulgões , lagartas e tigres de crisântemo . Métodos de controle: Fortalecer o manejo do cultivo; matar manualmente as larvas que hibernam ou desinfetar o solo antes do plantio; aplicar pesticidas como diclorvos , dimetoato e foxima ; usar anzóis para capturar ou injetar pesticidas em buracos para matar [4] [5] .

Valor de utilidade

Valor ornamental

O crisântemo possui cores ricas e uma grande variedade de variedades. É uma das flores tradicionais famosas na China. Não pode ser usado apenas para plantas em vasos, mas também como materiais de decoração ambiental [5] . No paisagismo, os crisântemos podem ser usados ​​como materiais para bordas de flores e canteiros de flores, e podem ser combinados com cercas, pedras paisagísticas, etc. para formar uma paisagem de jardim natural e harmoniosa [14] [8] . Além disso, os crisântemos podem ser usados ​​para realizar exposições, e suas flores de corte podem ser usadas para fazer cestos de flores, buquês e arranjos de flores [8] .

Valor Econômico

O crisântemo é uma importante flor comercial com alto rendimento e valor de produção [7] . O crisântemo tem belas flores e pode durar muito tempo na água. Suas flores frescas cortadas são as mais populares e comuns no mercado mundial de flores. A demanda de oferta pode ser atendida antecipando ou retardando o período de floração. Além disso, o crisântemo também pode ser transformado em chá de crisântemo ou bebidas para venda [4] [6] [8] .

Valor Ecológico

O crisântemo tem certo valor ecológico. Possui forte resistência a gases nocivos e pode absorver gases tóxicos, como o fluoreto de hidrogênio . Também pode resistir eficazmente aos gases tóxicos emitidos por móveis e materiais decorativos e tem a função de purificar o ar [14] .

Valor medicinal

As folhas, caules e folhas jovens e raízes do crisântemo têm certo valor medicinal.
O crisântemo é doce, amargo e ligeiramente frio por natureza. É usado principalmente para tratar vento-calor exógeno , febre, dor de cabeça e assim por diante . [9]
As mudas de crisântemo são os caules e folhas jovens do crisântemo. São doces, ligeiramente amargas e frescas por natureza. Têm os efeitos de limpar o calor do fígado e da vesícula biliar e repor o qi do fígado. São usadas principalmente para tratar dores de cabeça, tonturas, etc. [9 ]
A raiz de crisântemo é amarga, doce e fria por natureza. Pode eliminar o calor e desintoxicar. É usada principalmente para tratar dor de garganta , carbúnculo, furúnculo, etc. [9 ]

Principais variedades

Existem muitas variedades de crisântemos, com 20.000 a 30.000 espécies no mundo e mais de 3.000 espécies. [4] [6] De acordo com a cor das flores, os crisântemos vêm em rosa, branco, amarelo, verde, roxo e outras cores. De acordo com o período de floração, os crisântemos incluem crisântemos de verão (período de floração de junho a setembro), crisântemos de outono (período de floração de outubro a novembro) e crisântemos de inverno (período de floração de dezembro a janeiro do ano seguinte). De acordo com o diâmetro da flor, os crisântemos incluem crisântemos grandes (diâmetro da flor acima de 10 cm), crisântemos médios (diâmetro da flor de 5 a 10 cm) e crisântemos pequenos (diâmetro da flor abaixo de 5 cm). De acordo com diferentes métodos de poda, os crisântemos incluem crisântemos de caule único , crisântemos de múltiplas cabeças e grandes crisântemos verticais . [4] [5] [6]
jardinagem Jardinagem de flores