Conhecimento essencial para manutenção paisagística

O paisagismo deve estar presente em todas as áreas da nossa vida. Seja na cidade ou na comunidade onde vivemos, são as plantas que nos trazem ar fresco e felicidade.

Sabemos que a manutenção e o manejo na fase final do transplante de mudas são muito importantes. A taxa de sobrevivência e o crescimento posterior de uma muda dependem apenas de 30% da tecnologia de plantio, mas a manutenção e o manejo posteriores respondem por 70%. Trata-se do chamado "plantio em três partes, manutenção em sete partes". Então, como deve ser a manutenção do paisagismo?

01

Conhecimentos básicos de manutenção paisagística:

1. Rega

Mudas recém-plantadas devem ser regadas imediatamente após o plantio para que as raízes se estabeleçam. Para árvores e arbustos isolados, uma mangueira deve ser inserida em várias direções ao redor da cova de plantio para irrigar a área com água até que a água saia. Borrife os galhos e folhas para mantê-los úmidos após cada irrigação das raízes.

2. Limpar lixo e pedras

Uma inspeção completa deve ser realizada diariamente para remover todo o lixo, pedras, folhas caídas, etc., da área responsável. Após a coleta, eles devem ser colocados em um local escondido na parede da entrada do jardim, e certifique-se de organizá-los cuidadosamente.

3. Arranque as ervas daninhas

A remoção de ervas daninhas selvagens deve ser feita continuamente, e a capina deve ser feita cedo e em pequenas quantidades, o que economizará trabalho e esforço e alcançará bons resultados. As ervas daninhas arrancadas devem ser recolhidas antes de sair do trabalho todos os dias, e jogá-las aleatoriamente é estritamente proibido. Ao capinar, certifique-se de arrancar as ervas daninhas pela raiz. Algumas ervas daninhas com raízes profundas podem ser arrancadas com ferramentas como uma pequena enxada.

4. Fertilização

Aplicação de fertilizante: Misture ureia e fertilizante composto na proporção de 1:5 e espalhe uniformemente sobre as raízes das mudas. Após a aplicação, use uma vassoura para limpar o fertilizante restante nas folhas das mudas, evitando que ele queime as folhas. Regue regularmente após a fertilização até que o fertilizante esteja basicamente dissolvido.

5. Poda

Realize a poda na época certa, de acordo com os hábitos de crescimento, floração e frutificação, e a finalidade da poda das mudas, para manter a forma da planta. Os galhos e folhas cortados devem ser coletados e guardados na época certa, não permitindo que permaneçam nas mudas. Além disso, preste atenção para podar o mínimo possível quando a planta estiver prestes a florescer ou durante o período de floração, para evitar afetar a paisagem verde. Para plantas de crescimento rápido, como azaleias e flores vermelhas, o número de podas deve ser aumentado.

6. Soltar o solo

Dependendo da compactação do solo, use regularmente uma pequena enxada ou ancinho para soltar o solo para as mudas (incluindo árvores e arbustos) e garantir a absorção de nutrientes e água. A profundidade de cultivo é de cerca de 5 cm, o que não deve danificar o sistema radicular das mudas.

7. Pode galhos e folhas mortas

Patrulhe a área sob sua responsabilidade de 2 a 3 vezes por semana e remova galhos e folhas mortas de várias mudas em tempo hábil. Use uma tesoura de poda alta para cortar galhos mortos em árvores mais altas.

02

Plano de manutenção paisagística para as quatro estações:

1. Primavera (março a maio)

1. Fertilização: Fertilize os cinturões verdes e as árvores aplicando fertilizantes finos com frequência. Use fertilizante composto misturado com fertilizante de nitrogênio e pulverize fertilizante foliar em dias ensolarados.

2. Prevenção e controle de pragas e doenças: À medida que a temperatura aumenta, concentre-se na prevenção e no controle de pragas e doenças pulverizando uma mistura de inseticidas e fungicidas nas plantas.

3. Poda: Pode e dê forma a sebes e árvores, com ênfase na poda de galhos muito crescidos e galhos com doenças e insetos.

4. Rega: Regue as plantas adequadamente e mantenha o solo úmido.

5. Capina: Remova ervas daninhas no cinturão verde.

2. Verão (junho a agosto)

1. Rega: Concentre-se na resistência à seca e na proteção das mudas. Use o método de regar pela manhã e à noite para escalonar a rega. Em caso de chuva excessiva, reforce a drenagem para evitar alagamentos.

2. Fertilização: Uma pequena quantidade de fertilizante pode ser pulverizada nas mudas.

3. Prevenção e controle de doenças e pragas: principalmente prevenir e controlar a ocorrência de doenças e pragas foliares e pulverizar pesticidas de maneira direcionada.

4. Para proteger as plantas do sol, instale principalmente telas de proteção solar.

Outono (setembro a novembro)

1. Poda: Pode e modele as cercas vivas. Para árvores, concentre-se em remover galhos doentes e infestados de insetos, galhos crescidos demais e galhos superlotados.

2. Fertilização: Fertilize os cinturões verdes e as árvores. Use fertilizante composto misturado com fertilizante de fósforo e potássio.

3. Rega: Verifique a umidade do solo e regue no momento adequado.

4. Cultivo entre fileiras e afrouxamento do solo: O cultivo entre fileiras e o afrouxamento do solo podem melhorar a soltura do solo e promover o crescimento das raízes das plantas.

5. Controle de pragas e doenças: pulverize pesticidas contra pragas e doenças do outono, principalmente para controlar cochonilhas, queima das folhas e aranhas vermelhas.

4. Inverno (dezembro a fevereiro)

1. Poda: Realize a poda e a modelagem de inverno. Remova galhos doentes e infestados de insetos, galhos crescidos demais, galhos superlotados e galhos mortos.

2. Fertilização: O fertilizante de inverno deve ser aplicado em profundidade e em quantidade suficiente para melhorar o solo. O fertilizante deve ser uma combinação de fertilizante composto e fertilizante orgânico.

3. Prevenção e controle de doenças e pragas: concentre-se na prevenção e controle de pragas que hibernam e na pintura das árvores para proteção.

4. Proteção contra o frio: Proteja algumas plantas do frio e monte um galpão à prova de frio.

Fonte: Clean Bar

Paisagismo Ecologização