Como cultivar cactos
Os cactos são uma das flores mais intrigantes do reino vegetal. Devido ao seu ambiente especial de cultivo, as pessoas não podem cuidar deles da mesma forma que as flores comuns . Embora os cactos sejam uma espécie única e exótica no reino vegetal, as condições básicas para seu crescimento, como luz solar, temperatura,
ar, água e solo, são indispensáveis. É ainda mais importante dominar e ajustar adequadamente as condições ideais de cultivo para que os cactos possam crescer bem. Agora, vamos entender e dominar as técnicas básicas de cultivo de cactos .
Requisitos de luz do cacto
Como diz o ditado, "Tudo cresce com o sol". A luz solar é a fonte de energia para a sobrevivência das plantas verdes. Somente sob luz adequada as plantas podem crescer normalmente. A maioria dos cactos pode crescer sob luz solar intensa, como os gêneros Opuntia, Opuntia e Opuntia, mas algumas espécies mais fracas, como os gêneros Mammillaria, Lírio-do-vale e Polygonum, que são nativas de pastagens e arbustos, precisam de sombreamento adequado no verão quente; e espécies epífitas nativas de florestas tropicais, como os gêneros Epiphyllum, Crab Floss e Opuntia, são adaptadas ao cultivo em ambientes de semi-sombra. De acordo com as diferenças nas necessidades de luz das diferentes espécies de cactos, ao cultivar, você pode optar por criar artificialmente condições ambientais adequadas para o seu crescimento, a fim de promover seu bom desenvolvimento.
A maioria dos cactos gosta de crescer sob o sol. Embora a taxa de crescimento dos cactos sob o sol escaldante seja lenta, as plantas são relativamente fortes, e a luz solar forte pode promover mais floração e frutificação. Os espinhos dos gêneros Strong Thorns e Golden Echinops crescerão mais grossos e brilhantes quando cultivados sob luz solar abundante.
As espécies de cactos que gostam do sol desbotarão na cor, com pelos e espinhos esparsos, nenhuma ou poucas flores e até mesmo crescimento pernalta sob a condição de falta de luz solar a longo prazo, fazendo com que as plantas originais, fortes e fortes, se tornem fracas e frágeis. Por outro lado, algumas espécies que são adaptadas ao cultivo em ambientes semi-sombreados ficarão amareladas e serão facilmente queimadas pela luz solar forte quando colocadas sob luz solar forte. O terreno é vasto, e o clima e as condições de luz em várias regiões variam muito. Em algumas áreas no sul com mais chuva e menos luz solar, tente deixar as plantas verem mais luz solar durante o cultivo. Na maioria das áreas no norte, há mais tempo ensolarado no verão, sol longo e luz solar forte, portanto, deve-se prestar atenção ao sombreamento adequado. Na primavera e no outono, a temperatura é adequada e as plantas crescem vigorosamente; no inverno, a luz solar é fraca e escassa, portanto, as plantas devem ser expostas a mais luz solar. No entanto, plantas que estão sendo enraizadas e replantadas, assim como mudas, também precisam de sombra adequada. Em suma, diferentes espécies têm necessidades diferentes de luz solar em diferentes ambientes, por isso precisamos tratá-las de forma diferente.
Necessidades de água do cacto
A maioria dos cactos é nativa das áreas desérticas, quentes e áridas da América do Sul e do Norte, o que os torna resistentes à seca e a altas temperaturas. Algumas plantas grandes não morrem mesmo se não forem regadas por um ou dois anos. Por exemplo, em 1991, um grande âmbar dourado com um diâmetro de bola de 42 cm, plantado pelo autor, foi comido por roedores, e um buraco de 12 a 13 cm de largura e 6 a 7 cm de profundidade foi roído perto da base da bola. A ferida começou a erodir devido à infecção. A única maneira de salvá-lo foi cortar a parte lesionada de cerca de 1/4 da altura da bola acima do fundo, desinfetá-la e secá-la e, em seguida, replantá-la em areia lisa para estimular o crescimento das raízes. Após quase um ano, o diâmetro da bola diminuiu de 2 a 3 cm. Após o surgimento de novas raízes, a bola foi transplantada para solo de cultura e cultivada por mais de dois anos, e o diâmetro da bola retornou ao seu tamanho original. O exemplo acima é suficiente para mostrar o quão extraordinária é a tolerância à seca do cacto. No entanto, ser capaz de tolerar a seca não significa que o cacto goste de ambientes áridos e ignore regas razoáveis. Para que as flores de cacto cultivadas cresçam bem e explorem plenamente as características ornamentais de diversas variedades, uma rega razoável é absolutamente necessária.
Requisitos de temperatura dos cactos
Todas as plantas verdes precisam de certas condições de temperatura para crescimento e desenvolvimento. Diferentes espécies e plantas cultivadas em diferentes regiões têm diferentes requisitos de temperatura. As flores de cacto são nativas de ambientes com grandes diferenças de temperatura entre o dia e a noite, então a maioria delas tem forte adaptabilidade. Contanto que sejam mantidas em uma temperatura de crescimento estável, vários tipos de cactos com diferentes adaptações de temperatura podem ser plantados juntos. No entanto, esse tipo de método de cultivo forçado afetará o crescimento e o desenvolvimento de algumas plantas porque elas não conseguem obter a temperatura de crescimento adequada por um longo tempo. A melhor temperatura de crescimento para a maioria dos cactos é de 20-35 ℃. A maioria das espécies prefere uma diferença de temperatura maior entre o dia e a noite. Sob a condição de menos de 35 ℃ durante o dia e cerca de 15 ℃ à noite, é propício à produção e acúmulo de matéria orgânica, promovendo assim o crescimento vigoroso das plantas.
A maioria dos cactos só pode tolerar uma temperatura de cerca de 5 ℃ durante o inverno. Algumas espécies resistentes ao frio, como espécies colunares, cactos e algumas espécies de tubulostilo, podem tolerar uma temperatura baixa de 0 ℃, desde que haja luz suficiente no inverno. Geralmente, a planta está em um estado dormente.
Como plantá-lo:
corte completamente as raízes mortas originais sob o corpo do cacto, e o corte deve ser plano. Em seguida, lave o solo preso ao rizoma com água limpa e seque-o em um local seco por 3 dias para que a incisão seque completamente. É necessário remover as raízes do solo para a indução de cactos. Como o cacto é uma planta suculenta, é mais benéfico secá-lo por um período de tempo antes da indução, porque as plantas suculentas têm requisitos mais rigorosos de água no canteiro para o enraizamento. Muita água é fácil de apodrecer, e pouca água afetará o efeito do enraizamento. A solução nutritiva com fórmula sem amônia é mais adequada para criar peixes e flores juntos, caso contrário, matará os peixes, e o nível de água não deve exceder 1/3 de toda a garrafa.
Como as flores carnudas dos cactos têm formatos peculiares, são fáceis de cultivar e podem purificar o ar interno, muitas pessoas se interessam em cultivar cactos. Então,
Como podemos cultivar bem um cacto? Acredito que há vários aspectos:
Temperatura: O cacto gosta de altas temperaturas e ambientes secos. No inverno, a temperatura ambiente deve ser mantida acima de 20°C durante o dia e não abaixo de 10°C à noite. Temperaturas muito baixas podem facilmente causar apodrecimento das raízes, mas temperaturas muito altas podem facilmente causar danos causados por cochonilhas.
Iluminação: O cacto precisa de bastante luz solar, mas não pode ser exposto a luz solar forte no verão e precisa de sombra adequada. Para cultivo em ambientes internos, pode ser iluminado com luz para crescer de forma saudável.
Solo: O cacto cresce melhor em solo franco-arenoso bem drenado. O solo artificial para cultivo em ambientes internos é frequentemente usado, geralmente uma mistura de metade turfa e metade areia fina. Também pode ser plantado em uma mistura de agulhas de pinheiro trituradas e areia fina.
Regar cactos requer um ambiente seco e tem medo de encharcar o solo do vaso. Normalmente, o solo do vaso deve ser mantido "seco quando molhado". É melhor usar água que tenha secado ao sol para regar.
Ao replantar o cacto, aplique uma pequena quantidade de fertilizante de base no fundo do vaso, como fatias de casco de cavalo, bolo de feijão ou resíduos de pasta de gergelim. Durante a estação de crescimento, regue a planta com fertilizante líquido orgânico fermentado (de preferência com concentração de 20%) a cada quinzenal. Evite usar fertilizantes com concentração muito alta.
Controle de pragas e doenças: Pragas e doenças são propensas a ocorrer em ambientes com altas temperaturas e pouca ventilação. Doenças podem ser tratadas com pulverização de carbendazim ou tiofanato; pragas de insetos podem ser tratadas com pulverização de dimetoato. Independentemente do tipo de pulverização, ela deve ser feita ao ar livre.
O cacto pode ser enxertado e cultivado, geralmente com enxerto plano. O porta-enxerto pode ser uma flecha de três gumes ou uma palmeira de folhas robustas. O método específico é: primeiro corte a parte superior do porta-enxerto, corte a base do rebento horizontalmente, conecte os dois e amarre-os com um barbante. Após duas semanas, remova o barbante.
O envelhecimento do cacto começa de baixo para cima. Quando a cor amarelada do envelhecimento aparecer, use um pincel para aplicar Yunda 120 sem adicionar água na bola várias vezes para fazer o amarelo desaparecer e rejuvenescer o cacto. Esta é a minha experiência. Yunda 120 é um regulador de crescimento vegetal que contém hormônios. É inofensivo para a bola em altas concentrações. Tem menos efeitos adversos do que outros reguladores de crescimento vegetal.
Você pode comprar este medicamento em uma loja de pesticidas. A medição manual inevitavelmente terá um erro de 1 a 3 cm.
Após apresentar o método de cultivo de cactos, vamos apresentar o método de cultivo de cactos hidropônicos.
O método de cultivo de cactos hidropônicos
Compre dois ímãs com diâmetro de 6 a 10 cm e coloque-os no recipiente para magnetizar a solução nutritiva, acelerando assim o crescimento das raízes aquáticas. (Se as condições permitirem, você também pode comprar uma pequena bomba submersível de sucção de parede para aquários ecológicos no mercado , adsorvê-la na parede interna da solução nutritiva e ligar a energia para obter o fluxo da solução nutritiva com circulação de oxigênio.
)
Coloque o cacto plantado em um ambiente com forte luz difusa e mantenha a temperatura acima de 20 graus. Geralmente, as raízes aquáticas aparecerão em 3 a 7 dias. Reponha a solução nutritiva imediatamente após o surgimento das raízes aquáticas. Observação: É estritamente proibido borrifar água no cacto durante o processo de mutagênese, pois pode facilmente causar o apodrecimento e a morte do cacto.
Cuidados diários com o cacto hidropônico:
O caule do cacto hidropônico é esférico ou oval, verde, com várias cristas longitudinais na esfera, densamente coberto por espinhos verde-amarelados de vários comprimentos e irradiando. A esfera frequentemente desenvolve muitas pequenas bolas nas laterais, com formas bonitas e elegantes. Combinando: Garrafa de vidro transparente: O cacto hidropônico é chamado de "flor preguiçosa" devido à sua praticidade e conveniência, por isso seus cuidados diários são muito convenientes. Basta prestar atenção aos seguintes pontos:
1. Temperatura ambiente adequada: A temperatura de crescimento das plantas hidropônicas é de 5°C a 30°C, e elas podem crescer normalmente dentro dessa faixa.
2. Luz adequada: A luz das plantas hidropônicas é principalmente luz difusa, não sendo necessário expô-las ao sol. Tente evitar a luz solar direta no verão. 3.
Troque a água e limpe as raízes das flores: Troque a água das plantas hidropônicas a cada 7 dias no verão e 10 a 15 dias no inverno, e adicione algumas gotas de solução nutritiva para flores hidropônicas (a concentração da solução nutritiva é preparada de acordo com as instruções). Os vasos para cultivo de plantas hidropônicas são propensos à formação de musgo, o que afeta a valorização do sistema radicular e consome o oxigênio da água. Ao trocar a água, você deve primeiro usar água limpa para lavar o muco das raízes das flores e cortar as raízes velhas e podres. E lave o musgo dos recipientes e raízes. Cada vez que você trocar a água, a superfície da água deve ser suficiente para submergir 1/2 a 2/3 do sistema radicular, e os segmentos radiculares restantes devem ser expostos ao ar.
4. Hidratação e pulverização de fertilizante foliar: Para evitar que as folhas sequem, borrife-as com água limpa para hidratá-las durante os cuidados diários. É melhor pulverizar fertilizante foliar uma vez por semana, o que não só pode fornecer nutrição às folhas e aumentar seu brilho, mas também resistir às baixas temperaturas do inverno.